Show newer

# Identitarismo e pluralismo

Vejo muita gente que vem de familia abastada trilhando o caminho do jovem místico: sem referência moral na vida, vai criando um amálgama de crenças, baseadas em traduções brasileiras sem notas de rodapé, de tradições religiosas e místicas, por vezes misturadas com medicalização psiquiátrica desconrolada.

É o exato simétrico e inverso do jovem religioso não-místico, que se bitola na religião com Bíblias sem notas de rodapé e rituais duvidosos, de adesão forçada mais à performance do que ao conteúdo, não importando se no catolicismo ou nas religiões neopentecostais.

E a cereja do bolo é o jovem ateu, bitolado num cientificismo ingênuo, de textos sem notas de rodapé, quando no melhor apoiado em Carl Sagan e quetais, mas decaindo rapidamente para Richard Dawkins e outros que nem vale a pena citar.

São formas de vida contrárias entre si, mas que se unificam no seguinte:

- todas aderem às crenças de forma bitolada, rígida, dogmática, sem recursos;
- as crenças não permitem sutilezas, e daí o fechamento em bolhas e doutrinas "sem notas de rodapé";
- isso é unha e carne com o identitarismo tão cultivado em nossos tempos, especialmente pelas agências de engajamento e Big Data, pois afinal, é como se todo mundo devesse se encaixar numa etiqueta;
- e finalmente, isso tudo supõe uma negação fundamental do pluralismo, o qual se ligaria ao dinamismo da vida e à possibilidade de mudança.

Marcio LM boosted

Bizarrices bozísticas que Lula, se quiser, resolve numa canetada:

- exoneração de reitores não eleitos, nomeados pelo proto-ditador miliciano

- revogação de decretos que suspenderam concursos pra jornalistas, justo quando os Institutos Federais e Universidades mais precisam combater desinformação e negacionismo midiático

- revogação da suspensão de concursos de intérpretes de libras e audiovisual, em pleno pós pandemia onde a demanda institucional é altíssima

Por que não fez?

#educacao #InstitutosFederais #UniversidadePública

> "Somente quando uma comunidade adere ao mentir organizado por princípio, e não apenas em relação a particularidades, a veracidade como tal, sem o apoio das forças distorsivas do poderio e do interesse, se torna fator político de primeira ordem. Onde todos mentem acerca de tudo que é importante aquele que conta a verdade começou a agir; quer saiba ou não, ele se comprometeu também com os negócios políticos, pois, na improvável eventualidade de que sobreviva, terá dado um primeiro passo para a transformação do mundo."

(Hannah Arendt, Verdade e Política)

# Superando o Turismo

Hakim Bey

> Nos Velhos Dias o turismo não existia. Ciganos, Tinkers e outros nômades de verdade até hoje vagam por seus mundos à vontade, mas ninguém iria por isso pensar em chamá-los de “turistas”.
> O turismo é uma invenção do século XIX – um período da história que algumas vezes parece ter se alongado em uma duração não natural. De várias formas, nós ainda estamos vivendo no século XIX. (...)

revistacarbono.com/artigos/08-

Javier Nogueira escreve [informe](galiciae.com/opinion/javier-no) sobre um livro interessante de Volker Spierling sobre ética, ainda não traduzido em português: *Nada es más asombroso que el hombre*. Trata da história da ética de Sócrates a Adorno. Informe do livro:

> ¿Es el ser humano una criatura monstruosa o bondadosa por naturaleza? La filosofía occidental ha ofrecido diferentes respuestas a esta y otras cuestiones fundamentales de la ética a lo largo de la historia. Mientras que san consideró que el simple hecho de amar a Dios hace bueno al hombre, concibió la voluntad de vivir como el verdadero motor de nuestros actos. En este exhaustivo ensayo, el filósofo e historiador Volker Spierling analiza once principios éticos clave, de a , a la luz de las distintas cosmovisiones y revoluciones del pensamiento en que se gestaron, y nos ofrece una brillante visión panorámica de la aspiración a la bondad, un tema profunda y vitalmente humano.

Dia 3 de agosto fez 100 anos da morte de Joseph Conrad, conforme @albertochimal o [escreveu](mstdn.mx/@albertochimal/112904) em [La Jornada](jornada.com.mx/2024/08/03/cult) :

> A un siglo de su muerte, Joseph Conrad aún nos cuenta cosas que preferiríamos no saber

Marcio LM boosted
Marcio LM boosted

"Our main concern is the potential impact that AI tools could have on the human motivation to continue creating & sharing knowledge. When people visit Wikipedia directly, they are more likely to become volunteer contributors themselves. If there is a disconnect between where knowledge is generated (e.g #Wikipedia) and where it is consumed (e.g. ChatGPT or Google AI Overview), we run the risk of losing a generation of volunteers and all the knowledge they help contribute."
sherwood.news/tech/ai-is-minin

Marcio LM boosted

Alguém tem que explicar as Olimpíadas do brasileiro: passa 4 anos valorizando só futebol, acha os outros esportes nada mais que coisa de projeto social, ONG e comunista, aí fica torcendo por um bando de gente que viveu a vida sendo desprezada e tendo que comer o pão que o diabo amassou para treinar.

No fundo, quem explica bem essa gente é o Bolsonaro: uma piada humana, tristemente perigosa.

Show thread

Na sala vip da Gol. Experiência antropológica da porr@. Como o brasileiro é nojento, metido a título de nobreza, refratário à modernidade querendo dar ares de moderno.

Gente também (contraditoriamente) metida a classista, mas no fundo um bando de vira-latas querendo dar ares de gente diferenciada, sem saber juntar lê com crê.

Sérgio Buarque já escrevia sobre essa gente afeita a ornamentos vazios em 1936, em *Raízes do Brasil*.

O ocidente criou a sociedade industrial. O Brasil criou a incompetência e a malandragem industriais. Difícil achar um serviço só que você não caia em algum assédio que te deixa dependente de algum reizinho de repartição para quebrar alguma.

E isso é muito mais notável no Rio de Janeiro, sociedade de viscondes e barões mal resolvida.

Propaganda eleitoral é liberada nas redes sociais?

Marcio LM boosted

Imagine you are at a big party. Everyone is talking but you cannot hear what most are saying.

But one guest is constantly talking about how great a certain product is, and that everyone should buy it. And that guy you can hear loud and clear, because that is what the people who pay for the party WANT you to hear.

That is what algorithm driven social media is. Whether it is Facebook, Threads, or X, when you submit to the algorithm, they control your party.

Tell your friends to choose Mastodon.

32°C num dia de agosto. E sob o padrão acumulado, nem esta quente.

Perdi o número de dias em que comparei a temperatura daqui com as maiores do mundo e... aqui venceu.

# O que é a moralidade?
James Rachels

Neste capítulo, vou descrever a “concepção mínima” de moralidade. Como o nome sugere, a concepção mínima é um núcleo que qualquer teoria moral deveria aceitar, pelo menos como ponto de partida. Vamos começar por examinar algumas controvérsias morais recentes, todas relacionadas com crianças deficientes. As características da concepção mínima emergirão da nossa consideração destes exemplos.

criticanarede.com/moralidade.h

Marcio LM boosted

Mise en ligne des 50 1ers articles de la Open Encyclopedia of Cognitive Science projet #openaccess #openscience
Recueil d'articles #peerreviewed
En partenariat avec @mitpress
oecs.mit.edu/

Marcio LM boosted

Can a ghost and a zombie come from the same person?

I'm so amused by the image of a ghost looking on in horror as its zombified body staggers around...

Zombie: BRAINSSSSS

Ghost: This is so embarrassing. Please, Phil, pull yourself together. We were a lawyer, for Christ's sake.

Show older
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.