Pinned toot

É importante lembrar a todos, de tempos em tempos, que as conversas em nossas redes sociais não são tão privadas quanto gostaríamos.

Empresas como Facebook (detentora da rede social com o mesmo nome, do WhatsApp, Instagram e outras franquias mais) não apenas lêem tudo que foi conversado em particular, cada comentário cada postagem, como passam a maior parte do tempo estudando o que se pode saber sobre o passado, presente e futuro de cada usuário com avançados métodos de análise.
É este dossiê sobre os usuários de suas plataformas que dão a empresa seu valor bilionário de mercado.

Quanto a alternativas livres, como se comunicar por ferramentas de código-aberto ou de livre estruturação e associação, não é uma certeza de que seus dados estão trafegando ou sendo armazenados de maneira segura.

Hoje existem centenas de grandes empresas especializadas em arrancar, mastigar, digerir e vender as informações pessoais que trafegam entre um ponto e outro da rede; empresas especializadas literalmente no grampeio da informação.
Estas copiam tudo que trafega por suas vias corrompidas e aplicam o que podem das mesmas ferramentas que utiliza o Facebook: IAs, algorítmos e seres humanos ativamente lendo e analizando “toneladas” de dados.

Por que isto importa?

É fundamental que tenhamos a consciência de que por trás de um mundo ordenado, existem diversas batálias cruéis sendo travadas.
Mesmo quem anda pelado pela rua e fala o que lhe passa na cabeça publicamente e sem filtros (é o equivalente ao que muitos fazem na Rede) deveria se preocupar com a violação de sua privacidade:

A medida que as pessoas voluntariamente (ou sem saber) abrem a mão de sua privacidade, acabam expondo aquelas que necessitam dela para trabalhar.

Investigadores, pesquisadores, empresários, agentes de segurança, médicos, advogados, jornalistas, psicólogos e muitos profissionais precisam de comunicações seguras para corretamente exercerem seus ofícios.

Quando a vasta maioria da população abre mão da segurança de sua vida íntima, aqueles que prezam ou precisam de privacidade são expostos.
O uso que fazem de tecnologias seguras, por ser tão pouco usual, chama a atenção para quem analisar o fluxo de informações na Rede.
Isto pode comprometer as operações de inúmeros tipos de investigações.

Imagine, por exemplo, ser um investigador da Corregedoria da Policia, desses que tem que investigar o Escritório do Crime ou o Gabinete do Ódio. Imagine ter que investigar um presidente ou um juíz.
Isto em um país que já assistiu, em plena Democracia, assassinatos políticos seguidos de queima de arquivos - assassinatos dos investigadores, legistas, advogados e juizes do caso.

Em 2013, quando foram escancaradas as práticas da Vigilância Global por parte das agências de inteligência da Commonwealth, foi exposto que o Brasil era o maior alvo de espionagem empresarial e estratégica:
As vidas de empresários e funcionários públicos de áreas estratégicas como o Ministério de Minas e Energia estava (e ainda deve estar) sendo ativamente vasculhada.
Orgãos de inteligência governamentais de outras nações contribuem ativamente com o setor privado de seus países para conquistarem uma competitividade econômica desleal.

Agora, se 99,9% da população fizer uso de tecnologias invasivas, fica difícil para qualquer empresa, organização, orgão ou agente se comunicar por outros meios.
Estes ficariam completamente isolados!
Estão, por muitas vezes, encontram-se na situação desfavorável de estarem sendo espionados, porém não terem alternativas práticas.

Conclusão

Saia do Fêice, Insta, Whats, etc e busque alternativas. Esteja consciênte que se você não se importa com funcionários de empresas internacionais tendo livre acesso aos seus nudes, você pode estar comprometendo a privacidade de quem se importa.
Chame teus colegas virtuais e físicos para este debate. Lembrem-se que o mundo é composto de pessoas com prioridades e valorea diversos, e devemos defender a coexistência destes (ou: o mundo não funcionaria com 7 bilhões de cópias suas).
Faça uso de alternativas, busque novas, diversifique e tenha orgulho disto!

Gratidão por terem lido até aqui.

Pinned toot

Uma pequena estrela azulada está visível da minha janela. Somente ela, em um céu acizentado, levemente avermelhado, está visível neste momento.

Talvez, em algum lugar, quando estrelas ficam visíveis assim, alguma criança avisa a mãe:
- Mae, mae, uma estrela!
E talvez uma estrela mereça, mesmo, que deviemos nossa atençao da monotonia dos afazeres domésticos.

Quando pequeno, lembro de ver o céu preto.
Sempre tentava identificar se o céu era preto mesmo, ou algum tom de "azul profundo".

olamundo boosted

The fancy name:
profile-directed optimization

In practice:
* take code with a 40-case if/elseif block
* add print("case: ", name)
* run code | grep "case:" | sort | uniq -c | sort -n
* reorder if/elseif blocks according to order
* run again: it's faster!

github.com/teal-language/tl/co

olamundo boosted
olamundo boosted

Gente bonita do tootverso, alguém usa o Cryptpad? O que acham do serviço? Confiável?

olamundo boosted
olamundo boosted

Gente lembrando q todo o trabalho que eu faço no OSM é voluntário então quiser apoiar meu trabalho considere fazer uma doação!
liberapay.com/gustavo22soares

olamundo boosted
olamundo boosted

Teve uns dias aí que a população argentina meteu o f*da-se para com a pandemia e para os cuidados sanitários. Foi nisso que deu:

olamundo boosted

Argentina 🇦🇷 COVID-19 current stats for Tue Mar 02 2021

Cases: 2,112,023
Deaths: 52,077
Recovered: 1,911,338
Active: 148,608
Tests: 7,466,942

#covid_ar
covid.yanoagenda.com/countries

Grandes agentes tentando fazer países em desenvolvimento comprarem Bitcoin:
— Oi, sou de um país desenvolvido aonde queimamos toneladas de carvão e petróleo para gerar estes certificados digitais de que gastamos mesmo toda esta energia. Estamos vendendo um milhonésimo deste certificado por dezenas de milhares de unidades de uma moeda que vale sei lá quanto da tua. Ah, e vê se cuida do meio-ambiente que estamos destruindo senão a gente ferra tua economia.

olamundo boosted
olamundo boosted

Τρίτη 2/3, Συγκέντρωση αλληλεγγύης για τον επαναστάτη απεργό πείνας Δ. Κουφοντίνα, πλατεία Συντάγματος, ώρα: 18.00
Όλοι και όλες στο Σύνταγμα στις 18:00 μαζικά, οργανωμένα, δυναμικά!
Συνέλευση Αλληλεγγύης στον απεργό πείνας Δ. Κουφοντίνα
#koufodinas_hungerstrike twitter.com/g_letos/status/136

Nessa velocidade toda para vacinar, em 2023 eu vou poder sair de casa, visto que já vão ter inventado trajes especiais para lidar com as 409 novas variantes.

Cronograma de Vacinação:
1a Etapa - Profissionais da Saúde;

2a Etapa - de 90 anos pra cima;

3a Etapa - de 80 anos pra cima;

4a Etapa - de 79 anos pra cima;

5a Etapa - de 78 anos e 6 meses de idade para cima;

6a Etapa - 78 anos e 3 meses de idade ou mais, com comorbidade;

7a Etapa - pessoas com comorbidade, com mais de 77 anos e 2 meses e que começam com a letra ‘A’;

8a Etapa - pessoas que tenham comorbidades, 77 anos e 2 meses de idade ou mais, cujos nomes começam com a letra ‘B’ e que tenham contribuido ao menos 35 anos ao INSS;

9a Etapa - a Dona Carlota.

olamundo boosted
olamundo boosted

better to be hated
than loved
for what you’re not

olamundo boosted
olamundo boosted
Gab's open source page updated.

Still no clue why they won't just post the source normally. Seems like they have something to hide. Idiots.
olamundo boosted

position: -0.901728377144206 + -0.23040241681242185i
pixel width: 2.131874693006386e-10

olamundo boosted
Show more
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves. A STEM-oriented instance.

An inclusive free speech instance.
All cultures and opinions welcome.
Explicit hate speech and harassment strictly forbidden.
We federate with all servers: we don't block any servers.