Pinned toot

É importante lembrar a todos, de tempos em tempos, que as conversas em nossas redes sociais não são tão privadas quanto gostaríamos.

Empresas como Facebook (detentora da rede social com o mesmo nome, do WhatsApp, Instagram e outras franquias mais) não apenas lêem tudo que foi conversado em particular, cada comentário cada postagem, como passam a maior parte do tempo estudando o que se pode saber sobre o passado, presente e futuro de cada usuário com avançados métodos de análise.
É este dossiê sobre os usuários de suas plataformas que dão a empresa seu valor bilionário de mercado.

Quanto a alternativas livres, como se comunicar por ferramentas de código-aberto ou de livre estruturação e associação, não é uma certeza de que seus dados estão trafegando ou sendo armazenados de maneira segura.

Hoje existem centenas de grandes empresas especializadas em arrancar, mastigar, digerir e vender as informações pessoais que trafegam entre um ponto e outro da rede; empresas especializadas literalmente no grampeio da informação.
Estas copiam tudo que trafega por suas vias corrompidas e aplicam o que podem das mesmas ferramentas que utiliza o Facebook: IAs, algorítmos e seres humanos ativamente lendo e analizando “toneladas” de dados.

Por que isto importa?

É fundamental que tenhamos a consciência de que por trás de um mundo ordenado, existem diversas batálias cruéis sendo travadas.
Mesmo quem anda pelado pela rua e fala o que lhe passa na cabeça publicamente e sem filtros (é o equivalente ao que muitos fazem na Rede) deveria se preocupar com a violação de sua privacidade:

A medida que as pessoas voluntariamente (ou sem saber) abrem a mão de sua privacidade, acabam expondo aquelas que necessitam dela para trabalhar.

Investigadores, pesquisadores, empresários, agentes de segurança, médicos, advogados, jornalistas, psicólogos e muitos profissionais precisam de comunicações seguras para corretamente exercerem seus ofícios.

Quando a vasta maioria da população abre mão da segurança de sua vida íntima, aqueles que prezam ou precisam de privacidade são expostos.
O uso que fazem de tecnologias seguras, por ser tão pouco usual, chama a atenção para quem analisar o fluxo de informações na Rede.
Isto pode comprometer as operações de inúmeros tipos de investigações.

Imagine, por exemplo, ser um investigador da Corregedoria da Policia, desses que tem que investigar o Escritório do Crime ou o Gabinete do Ódio. Imagine ter que investigar um presidente ou um juíz.
Isto em um país que já assistiu, em plena Democracia, assassinatos políticos seguidos de queima de arquivos - assassinatos dos investigadores, legistas, advogados e juizes do caso.

Em 2013, quando foram escancaradas as práticas da Vigilância Global por parte das agências de inteligência da Commonwealth, foi exposto que o Brasil era o maior alvo de espionagem empresarial e estratégica:
As vidas de empresários e funcionários públicos de áreas estratégicas como o Ministério de Minas e Energia estava (e ainda deve estar) sendo ativamente vasculhada.
Orgãos de inteligência governamentais de outras nações contribuem ativamente com o setor privado de seus países para conquistarem uma competitividade econômica desleal.

Agora, se 99,9% da população fizer uso de tecnologias invasivas, fica difícil para qualquer empresa, organização, orgão ou agente se comunicar por outros meios.
Estes ficariam completamente isolados!
Estão, por muitas vezes, encontram-se na situação desfavorável de estarem sendo espionados, porém não terem alternativas práticas.

Conclusão

Saia do Fêice, Insta, Whats, etc e busque alternativas. Esteja consciênte que se você não se importa com funcionários de empresas internacionais tendo livre acesso aos seus nudes, você pode estar comprometendo a privacidade de quem se importa.
Chame teus colegas virtuais e físicos para este debate. Lembrem-se que o mundo é composto de pessoas com prioridades e valorea diversos, e devemos defender a coexistência destes (ou: o mundo não funcionaria com 7 bilhões de cópias suas).
Faça uso de alternativas, busque novas, diversifique e tenha orgulho disto!

Gratidão por terem lido até aqui.

Pinned toot

Uma pequena estrela azulada está visível da minha janela. Somente ela, em um céu acizentado, levemente avermelhado, está visível neste momento.

Talvez, em algum lugar, quando estrelas ficam visíveis assim, alguma criança avisa a mãe:
- Mae, mae, uma estrela!
E talvez uma estrela mereça, mesmo, que deviemos nossa atençao da monotonia dos afazeres domésticos.

Quando pequeno, lembro de ver o céu preto.
Sempre tentava identificar se o céu era preto mesmo, ou algum tom de "azul profundo".

Could it possibly look scammier than telling people you're "climate positive" just by offsetting emissions? I bet you there's one guy renting out an acre of rainforest to 7000 companies at the same time just for greenwashing.

RT @CodeBEAMBR@twitter.com

E vamos de mais divulgação incrível da nossa #CodeBEAMBR!

Quem é presença confirmadíssima é a @samanta_araujo@twitter.com, que vai estar com a gente falando sobre "Onboarding no ecossistema Elixir"! 💥

Cada vez mais a ansiedade sobe! E por aí?!
Ah! ingressos em: codebeambr.com 😉

🐦🔗: twitter.com/CodeBEAMBR/status/

RT @diarioonline@twitter.com

😢 Morre Mário Monjardim, dublador de 'Salsicha' e 'Pernalonga', três dias após amigo Orlando Drummond bit.ly/3iYHlD6

🐦🔗: twitter.com/diarioonline/statu

Bom dia pra você que foi dormir duas da manhã por causa dos jogos e acordou com dúvida de aluno no privado

Boa sexta, Fedi!

🍱🍣 Libros para conocer más sobre Japón 🏯🗻

📚📚📚 ¿Cuál recomendarías tú? 📚📚📚

the internet has developed from a jungle to mega-cities, but not everyone would love to see this

The Day the Good Internet Died - The Ringer
theringer.com/2021/7/21/225868

position: -0.13066835714119648 + -0.8440081025153953i
pixel width: 6.76677418207082e-07

#JitsiMeet puede convertirse en tu herramienta favorita para realizar videollamadas ya que ofrece👇

RT @fuIanna@twitter.com

Pessoal, esse é o Max, meu primo, e há 15 dias está preso injustamente por um roubo que não cometeu. 35 anos, formado em Administração e foi “reconhecido” pela vítima mesmo o assaltante tendo cometido o roubo usando capacete. Peço a ajuda de todos por um rt, uma ajuda pls🙏🏽

🐦🔗: twitter.com/fuIanna/status/142

Friozin, cobertorzin, chocolatezin,

Sei não,

Mas aqui tá maior climão para impichar o genocida.

PeerTube

La aplicación web descentralizada y federada que usa tecnología P2P para reducir la carga de los servidores individuales al visualizar videos.

Es una alternativa a plataformas centralizadas, no se basa en anuncios y no rastrea a sus usuari@s.

Para más información:

joinpeertube.com

Atualização COVID-19 Brasil 

Atualização: 29/07/2021 20:54:01 UTC
Casos: 19.839.369
Casos hoje: 41.853
Mortes: 554.497
Mortes hoje: 1.225
Recuperados: 18.569.991
Ativos: 714.881
Críticos: 8.318
Casos por um milhão: 92630
Mortes por um milhão: 2589
Testes: 55.034.721
Testes por um milhão: 256958

#bot #covid #COVID19 #coronavirus #Brasil

position: 0.36898440213764633 + 0.2906332333532681i
pixel width: 8.699530644124783e-08

#procuro

Pessoa desenvolvedora em React Native e queira participar de um projeto OpenSource!

boost da amizade!

Show more
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves. A STEM-oriented instance.

An inclusive free speech instance.
All cultures and opinions welcome.
Explicit hate speech and harassment strictly forbidden.
We federate with all servers: we don't block any servers.