olamundo boosted
olamundo boosted
olamundo boosted

#hollow : having an empty space or cavity, natural or artificial, within a solid substance

- French: vide

- Italian: affossamento

- Portuguese: oco

- Spanish: vacío

------------

Fill in missing translations @ wordofthehour.org/r/translatio

olamundo boosted

Atualização COVID-19 Brasil 

Atualização: 30/11/2020 20:52:56 UTC
Casos: 6.335.878
Casos hoje: 21.138
Mortes: 173.120
Mortes hoje: 272
Recuperados: 5.601.804
Ativos: 560.954
Críticos: 8.318
Casos por um milhão: 29720
Mortes por um milhão: 812
Testes: 21.900.000
Testes por um milhão: 102728

#bot #covid #COVID19 #coronavirus #Brasil

olamundo boosted

La déforestation au Brésil en Amazonie atteint un niveau record de 12 ans sous Bolsonaro - News 24

L’ampleur de la déforestation dans la forêt amazonienne brésilienne a atteint un sommet de 12 ans en 2020, selon les données officielles du gouvernement lundi, avec une destruction en flèche depuis la prise de fonction du président Jair Bolsonaro et ...

news-24.fr/la-deforestation-au #environnement #climat #cliseclimatique #pollution #Bésil

olamundo boosted

Quero ler

Quero jogar

Quero ouvir podcast

Preciso estudar

Quero fazer nada

Tudo ao mesmo tempo

É importante lembrar a todos, de tempos em tempos, que as conversas em nossas redes sociais não são tão privadas quanto gostaríamos.

Empresas como Facebook (detentora da rede social com o mesmo nome, do WhatsApp, Instagram e outras franquias mais) não apenas lêem tudo que foi conversado em particular, cada comentário cada postagem, como passam a maior parte do tempo estudando o que se pode saber sobre o passado, presente e futuro de cada usuário com avançados métodos de análise.
É este dossiê sobre os usuários de suas plataformas que dão a empresa seu valor bilionário de mercado.

Quanto a alternativas livres, como se comunicar por ferramentas de código-aberto ou de livre estruturação e associação, não é uma certeza de que seus dados estão trafegando ou sendo armazenados de maneira segura.

Hoje existem centenas de grandes empresas especializadas em arrancar, mastigar, digerir e vender as informações pessoais que trafegam entre um ponto e outro da rede; empresas especializadas literalmente no grampeio da informação.
Estas copiam tudo que trafega por suas vias corrompidas e aplicam o que podem das mesmas ferramentas que utiliza o Facebook: IAs, algorítmos e seres humanos ativamente lendo e analizando “toneladas” de dados.

Por que isto importa?

É fundamental que tenhamos a consciência de que por trás de um mundo ordenado, existem diversas batálias cruéis sendo travadas.
Mesmo quem anda pelado pela rua e fala o que lhe passa na cabeça publicamente e sem filtros (é o equivalente ao que muitos fazem na Rede) deveria se preocupar com a violação de sua privacidade:

A medida que as pessoas voluntariamente (ou sem saber) abrem a mão de sua privacidade, acabam expondo aquelas que necessitam dela para trabalhar.

Investigadores, pesquisadores, empresários, agentes de segurança, médicos, advogados, jornalistas, psicólogos e muitos profissionais precisam de comunicações seguras para corretamente exercerem seus ofícios.

Quando a vasta maioria da população abre mão da segurança de sua vida íntima, aqueles que prezam ou precisam de privacidade são expostos.
O uso que fazem de tecnologias seguras, por ser tão pouco usual, chama a atenção para quem analisar o fluxo de informações na Rede.
Isto pode comprometer as operações de inúmeros tipos de investigações.

Imagine, por exemplo, ser um investigador da Corregedoria da Policia, desses que tem que investigar o Escritório do Crime ou o Gabinete do Ódio. Imagine ter que investigar um presidente ou um juíz.
Isto em um país que já assistiu, em plena Democracia, assassinatos políticos seguidos de queima de arquivos - assassinatos dos investigadores, legistas, advogados e juizes do caso.

Em 2013, quando foram escancaradas as práticas da Vigilância Global por parte das agências de inteligência da Commonwealth, foi exposto que o Brasil era o maior alvo de espionagem empresarial e estratégica:
As vidas de empresários e funcionários públicos de áreas estratégicas como o Ministério de Minas e Energia estava (e ainda deve estar) sendo ativamente vasculhada.
Orgãos de inteligência governamentais de outras nações contribuem ativamente com o setor privado de seus países para conquistarem uma competitividade econômica desleal.

Agora, se 99,9% da população fizer uso de tecnologias invasivas, fica difícil para qualquer empresa, organização, orgão ou agente se comunicar por outros meios.
Estes ficariam completamente isolados!
Estão, por muitas vezes, encontram-se na situação desfavorável de estarem sendo espionados, porém não terem alternativas práticas.

Conclusão

Saia do Fêice, Insta, Whats, etc e busque alternativas. Esteja consciênte que se você não se importa com funcionários de empresas internacionais tendo livre acesso aos seus nudes, você pode estar comprometendo a privacidade de quem se importa.
Chame teus colegas virtuais e físicos para este debate. Lembrem-se que o mundo é composto de pessoas com prioridades e valorea diversos, e devemos defender a coexistência destes (ou: o mundo não funcionaria com 7 bilhões de cópias suas).
Faça uso de alternativas, busque novas, diversifique e tenha orgulho disto!

Gratidão por terem lido até aqui.

olamundo boosted
olamundo boosted

Bafafá hidrelétrico para vocês ficarem pistola: 

Minha amiga Yngrid, que cursa Gestão Ambiental, veio me contar sobre a hidrelétrica de Balbina. E não vou passar essa indignação sozinho. Segurem a sequência.

A hidrelétrica de Balbina foi inaugurada na década de 80 e tem 2.360 quilomêtros quadrados de área alagada. (Foco na área alagada, mais adiante vamos comparar)

Muito grande. Ela é a outra das grandes irresponsabilidades da ditadura pois:

olamundo boosted

Compartilhe a mensagem do software livre usando a hashtag #UserFreedom nas redes sociais e ajude a impulsionar o movimento do software livre hoje: u.fsf.org/37n

olamundo boosted

#SabíasQue

Un día como hoy del año 2006, el formato OpenDocument (ODF) es declarado como estándar.

La declaración fue por parte de la Organización Internacional para la estandarización y la Comisión Electrotécnica Internacional.

OpenDocument es un formato de archivo abierto y estándar para el almacenamiento de documentos ofimáticos.

Está basado en un lenguaje de esquema XML, inicialmente implementado en la suite ofimática OpenOffice.org.

olamundo boosted

Tá na hora de trocar meu Jipe por um camelo?

olamundo boosted

Comportamento e redes sociais 

Entrei no Twitter e vi nos trends assunto X. Não sabendo o que era, procurei no google.

nada.

Fiz uma busca no twitter e parece que é alguém falando bobagens lá. Muito RT, críticas, gente falando pra não dar atenção ou engajamento.

No fim... Isso só esta acontecendo dentro do twitter e ninguém fora dele sabe quem é a pessoa ou o que ela fez de polêmico.

olamundo boosted
olamundo boosted

Trecho de uma crônica em que um cantor de MPB telefona pra Clarice. O cantor em questão é o Caetano Veloso, mas ela não diz isso na crônica; fiquei sabendo por fora, num programa sobre a própria Clarice apresentado por Maria Bethânia, em que esta presta homenagem à escritora. Caetano é convidado a falar e menciona essa crônica, mas diz que não foi exatamente da maneira como Clarice narrou.

Show more
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves. A STEM-oriented instance.

No hate, No censorship. Be kind, be respectful

We federate with all servers: we don't block any servers.