O pessoal do Basecamp e HEY saíram da nuvem [1], deixaram de dar dinheiro pra Amazon também no relacionado a armazenamento [2] e economizaram muito com isso, coisa de 7 dígitos.
[1] https://world.hey.com/dhh/we-have-left-the-cloud-251760fb
[2] https://world.hey.com/dhh/it-s-five-grand-a-day-to-miss-our-s3-exit-b8293563
cc @gmgall
As gigantes venderam a nuvem como bala de prata pra economizar e aumentar a produtividade, mas virou só mais uma forma de extorquir os clientes.
Mesmo com um stack otimizado ainda se torna bem caro ficar na tal nuvem.
Em muitos casos, como o do toot anterior, acabou fazendo mais sentido manter o próprio hardware.
@cadusilva e não é apenas isso; se rolar alguma merda/guerra/ataque cibernético/problemas de infra nas gigantes, como fica? Sem serviço por X tempos?
E outra, se ng tem infra, o que acontece qdo todo mundo resolver fugir do cloud, e montar (novamente) sua própria infra? Não vai ter servidores e equipamentos de rede pra suprir a demanda...
Melhor fugir enquanto dá tempo, e enquanto não estão todos fugindo! 🫶
PS: ainda existem profissionais (não aposentados) que trabalharam com o "bare metal" e equipamentos de redes "físicos"!!!
@aptitude aí faz colocation como o pessoal do link fez. Não falta data center com espaço pra colo. A pessoa compra o hardware e o DC cuida da infra e conectividade.
@cadusilva então, o problema vai ser conseguir comprar o HW, qdo muita gente começar a correr da cloud!
Eu sempre fui contra essa "burrice" de correr pra cloud, e abrir mão da infra da empresa!
"You'll own nothing and you'll love it" nunca fez sucesso comigo. E outra, essas empresas de cloud cobram mais barato no começo, depois, escravizam o usuário... xD
@cadusilva eu também torço pra isso; se ocorrer, que seja de forma lenta/gradual; pq se rolar um grande conflito, e essas grandes empresas de cloud ficarem do outro lado da trincheira, a América Latina para!
@cadusilva sim, mas dominação tecnológica (ou escravidão tecnológica) também é arma!
@aptitude fregueses demais!