Emacs é uma maravilha, mas demora uns 3 anos pra pegar o jeito.

E ainda estou no meu primeiro ano de fato aprendendo.

@askesis Conheço o texmacs apenas de nome, nunca usei.

Uso (tento) emacs para tudo o que envolve texto. Comecei com ele porque escrevia mais rápido que no libreoffice, e fui me apegando ao programa. Hoje em dia uso para tudo o que consigo.

@nelsonsantana Como vc o usa para fazer textos, estilo libreoffice?

Achei isso interessante. Eu uso muito Markdown, mas não sou "programador", então nunca tentei desafiar o Emacs. Mas entendo que ele tem um montão de possibilidades.

Queria saber se e como esse programa pode quebrar um galhão nas Humanas. Por enquanto, meu programa do coração é o @zettlr

@askesis @zettlr

Também sou de humanas.

Comecei primeiro apenas digitando no Emacs, copiando no libreoffice e editando. A velocidade e praticidade que alcancei digitando no Emacs foi o que me conquistou.

Depois de um tempo, aprendi o básico do Org-Mode, e comecei a escrever com essa markup. No mesmo tempo, aprendi a usar o pandoc.

Com o pandoc, no começo convertia em .odt par ao libreoffice. Depois de um tempo, revisitei Latex e consegui fazer uma e outras coisas.

1/2

@askesis

Hoje em dia uso o Zotero (que já sabia usar) para gerenciar as referências. Com o arquivo gerado pelo zotero, consigo referenciar as coisas no Emacs. Além disso, uso o org-roam, que é uma espécie de Roam Research. Tenho um zettelkasten com ele. E o org-agenda para gerenciar a agenda e lista de tarefas, junto com org-journal para um diário.

Mas não acho que vale a pena para quem não é nerdzinho que gosta de programar.

Recomendaria qualquer software que tenha links bidirecionais.

@askesis A possibilidade de links bidirecionais foi a minha descoberta que mais me ajudou na organização e 'diálogo' com minhas anotações.

Seja zettlr, logseq, roam, org-roam, etc. Já testei alguns desses. A única grande diferença que encontrei no emacs foi a praticidade de digitar, o que pra mim é muito foi sou do tipo que não gosta de usar mouse.

Na época da faculdade, usava libreoffice + zotero, e era uma delícia.

E se for testar emacs, comece explorando o Org Mode. É a melhor parte.

Follow

@nelsonsantana Obrigado, verei!

Uso o @zettlr para td hoje, adoro o programa. Ele só tem 2 pequeninos "defeitos": 1) exige memória quando o arquivo fica grande e 2) não dá para usar num dos meus cpu's que é beeem antigo.

Por isso o emacs pareceu interessante, mas por dois chamarizes: o pandoc e o zotero. Se for possivel exportar docs pelo emacs usando pandoc e adicionando biblio via zotero... aí fica legal rsrs

Sign in to participate in the conversation
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.