An unpublished primary source of Michel #Foucault, transcribed from his lessons from 1954-1955 at École Normale Supérieure and annotated by Jacques Lagrange: *Problèmes de l'Anthropologie*, published in Espaço Michel Foucault:
- Link [Espaço Foucault](http://michel-foucault.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/foucault___lagrange_-_problemes_de_l_anthropologie.pdf)
- [Direct](https://philarchive.org/go.pl?id=FOUPDL&proxyId=&u=https%3A%2F%2Fphilpapers.org%2Farchive%2FFOUPDL.pdf) link [Philpapers](https://philpapers.org/rec/FOUPDL)
@PhilosophicalPsychology @philosophy @philosophyofscience @psychology
"No ambiente em formação que é o #Fediverso, duas propostas concorrentes polarizam os interessados: #Mastodon e #Bluesky. Embora ambas aplicações prometam #controle aos usuários, a forma como os serviços foram constituídos contam histórias muito diferentes, o que pode determinar #futuros distintos para seus participantes."
https://josemurilo.com/2025/04/23/a-rede-social-que-nao-pode-ser-vendida-porque-mastodon-e-nao-bluesky/
E @DeBMC , o que acha sobre? O #bolsonaro está fingindo muito ou pouco?
O dito "o comunismo matou 100 milhões de pessoas" é uma das #fakenews mais clássicas. Surgiu dos think tank liberalóides dos anos 2010 e emplacou, no melhor estilo à la Goebbels.
E é mentira de cabo a rabo, de "comunismo" a "100 milhões"
Quando fui morar no RJ, uma das coisas mais estranhas era o hábito das pessoas desconhecidas se sentarem frente à frente num ambiente, mesmo com condições disso não ocorrer. Às vezes o lugar está vazio, mas lá vem um incauto ficar muito perto, com a cara na sua reta. No Paraná, alguém que se senta numa mesa diante da sua podendo sentar em outro lugar e, pior, fica de frente para você, só pode ter algum tipo de interesse ou afronta. E no RJ, isso sempre é tão comum!
Por que isso acontece? Por motivo nenhum. Demorou, mas aprendi que, no RJ, se não há outro motivo para a pessoa fazer isso, é porque ela está simplesmente na dela. Comigo, isso já ocorreu a ponto de eu ir almoçar certo dia e, na mesa da frente, policiais pousarem o fuzil na mesa apontando para mim, enquanto comiam distraidamente. Enquanto no PR é muito interessante ver que, se as pessoas não se sentam de frente, é frequente vê-las discretamente medindo, julgando umas às outras.
Bom-dia :) - #APOD - The Orion Nebula in Visible and Infrared - Abr 20 -
A Nebulosa de Órion em Luz Visível e Infravermelho -
https://apod.nasa.gov/apod/ap250420.html -
A Grande Nebulosa de Órion se estende por cerca de 40 anos-luz e cerca de 1.500 anos-luz ...Esta composição digital combina 3 cores de luz visível com 4 cores de luz infravermelha capturadas pelo telescópio Spitzer da NASA. O coração energético da Nebulosa de Órion (M42) é o Trapézio — um conjunto de 4 das estrelas + brilhantes da nebulosa...
L'ensemble des 413h de cours de Gilles #Deleuze, y compris trois séances encore jamais mises en ligne.
O povo do sul do Brasil é um dos que mais sofre a síndrome do vira-latas. Em seu caso particular, isso se exprime na insistência de se achar o melhor em tudo (buscando muitas vezes índices enviesados, quando existem), em se afirmar de algum modo "europeu" (seja por explicitamente se achar diferente dos outros, seja por se achar derivado do europeu ou comparável a ele em algum sentido), em criar slogans divisores ("aqui se trabalha" etc.).
O mecanismo é clássico, mistura do que Freud chamava de negação com formação reativa.
Sobre #ErikSatie , sua vida e música
@gutenberg_org https://mastodon.social/@gutenberg_org/114335740527684717
Não uso nenhum
@Hierarchy thanks!
Bluesky is funded by crypto bros (Blockchain capital: https://www.blockchaincapital.com) whereas Substack is funded by A16Z and is profiting from hate speech (they refuse to moderate far-right accounts and take a 10% cut from paid subscriptions)
Essa mania das pessoas avaliarem tudo leva a um decréscimo e menosprezo do valor das pessoas, como se elas se resumissem a escores e estes definissem alguma essência.
Não se avalia o motorista, mas aquela corrida; não o motoqueiro, mas a entrega; não o funcionário, mas o serviço.
Não se avalia alguém, mas uma relação. Mas tende-se a transformar aquela(s) pouca(s) relação(ções) numa pessoa, a transformar a performance em alguém.
Aí não há espaço para o que nos faz humanos: o erro.
Não é à toa que os jovens falam tanto em "cancelamento" e as relações não sobrevivem ao primeiro desentendimento.
Você nota que está num ambiente universitário vira-latas quando o professor se apresenta como "pós-doutor" e sustenta isso como uma espécie de superioridade hierárquica sobre os colegas.
O único nível mais baixo que isso é o habitante chamar de "pós-graduação" as pós-graduações lato sensu e proibir o termo aos mestrados e doutorados.
Que iniciativa legal!
@gutocarvalho https://bolha.us/@gutocarvalho/114287698723425304
"A morte da empatia humana é um dos primeiros e mais reveladores sinais de uma cultura à beira da barbárie"
Interesses: História da #Filosofia, História das #CiênciasHumanas, História da #Psicologia, Michel #Foucault. Também por #arte, #natureza e #fotografia.
Posto: o que vejo diante dos olhos, nessa curta vida. Compartilho links e coisas que me interessam, interajo, guardo informações, cito trechos, conjecturo, separo coisas para ler...
tootfinder