Em 1927 Walter Van Dyke Bingham definiu assim o conceito de "liderança":
""" liderança é a organização de atividades de um grupo para a realização de um propósito comum"""
Em 2024, já abri alguns textos que definiam liderança da mesma forma. Mas o que parece interessante é que, de um lado, nem de longe as práticas de hoje são iguais às de 100 anos atrás em torno da "liderança", mas de outro, a definição parece permanecer a mesma, igualzinha, como se nada tivesse mudado.
Sem contar o esquecimento dos compromissos que, há 100 anos, colocavam a mesma definição.
É como se as pessoas dissessem a mesma coisa durante 100 anos, mas sem saber exatamente do que estão dizendo. #psicologia #psicologiadotrabalho
@mekonto Hola!
O que me parece curioso nisso é
1) como a definição continua a mesma
2) como a definição NÃO continua a mesma, pois as teorias, os pressupostos, os conceitos e as práticas radicalmente mudaram.
E se é assim, no fundo está-se a falar de quê? Se nos situarmos no simpls nível da linguagem coloquial, parece fácil dizer que estamos falando sobre "a mesma coisa". Mas se nos situarmos no nível da linguagem científica, deveria haver suficiente justificação para explicar o que permanece o mesmo e o que mudou.
Pois a psicologia parece confundir os dois níveis: ora lida compalavras, ora lida com conceitos. Mas conceitos científicos e palavras de uso coloquial são coisas bem diferentes...