@josemurilo você saberia dizer se há algum servidor no fediverso de "long term", longa duraçao para preservar os dados?
@josemurilo me parece que seriam as instancias atuais: não ha, via de regra, garantia da preservaçao dos dados (como nao ha na maior parte dos sites e blogs).
Nisso, o google e o fb ficariam na dianteira, uma vez que armazenas dados significa armazenas interaçoes.
Mas seria mt bom ver instancias interessadas em manter os dados durante longo tempo (a criterio dos usuarios, claro)
@askesis
Sim, existe uma grande diferença no volume de dados armazenados conforme a configuração do que vc guarda. Mas entendo que vc pode optar por guardar, pagando pelo volume utilizado.
@askesis
No Ibram-Museus estamos iniciando projeto utilizando uma instância Mastodon com o objetivo de preservação. Será fonte de pesquisa sobre volume de dados e abordagens de arquivamento seriado e preservação digital.
@josemurilo isso é interessante!
@josemurilo acho q não me fiz entender: há muito poucas possibilidades, na internet, de podemos acessar nossos dados daqui a algumas décadas, pois nada garante que eles serão preservados.
As big techs tem alguma necessidade de armazenamento devido às campanhas publicitarias, mas mesmo assim, tb não há garantias de que nossos dados serao apagados.
Por ex: já fui moderador de listas de discussao do Yahoo com maiis de mil usuários. Um dia o Yahoo decidiu que nao era mais viável manter o yahoogrupos e anos de arquivos foram simplesmente apagados. É a historia da internet sendo apagada, pois nada garante que possamos deixar marcas (exceto via archive.org e outras medidas)
Nisso, as instancias do fediverso sao ainda mais frageis, exatamente pq sao descentralizadas.
Daí minha questão: será que não haveria instâncias interessadas em perdurar e manter seus dados por longo tempo?
Pois me parece que td o que existe na internet é destinado a ser apagado um dia (salvo o q mencionei sobre o archive.org, empreendimentos como o DOI etc.).
Captei o ponto.
Tenho a mesma aflição.
@askesis
Olá Marcio, fiquei bem interessado na sua pergunta. Pode desenvolver?O que seria o "short term"?