Follow

A Marvel acabou, e a culpa é do Multiverso

Fui assistir e hoje. Não durei 30 minutos na poltrona. A acabou e a pá de cal foi o “multiverso”. Explico.

Nos anos 1980/90, universos como a Marvel e a DC começaram a deixar seus criadores preocupados: a multiplicidade de histórias começou a deixar tudo muito complexo, a desalinhar os personagens, a tornar o consumo de gibis ilógico. Quem comprava muito gibi começava a perceber que não havia linha nas ações, começava-se a se perder as linhas temporais e espaciais, o que um herói fazia aqui não batia com aquele outro gibi etc..

Na DC, criaram a “Crise nas Infinitas Terras” como uma espécie de obra universal que concentraria todos os personagens para dar uma espécie de zeragem no cronômetro e no ponto espacial: a partir do desfecho da “crise”, a DC nivelaria as histórias, resetaria o universo, tudo teria sentido novamente.

O mesmo se deu na Marvel com sucessivas histórias, em torno de , , “novas” gerações ou séries (Ultimate etc) reunindo todo mundo em torno de seres cada vez mais poderosos.

Quando começaram a filmar nos anos 2000, já houve o descompasso de estúdios diversos para heróis diversos. Já começou tudo sem lógica. As adaptações ao cinema, salvo raras exceções, atropelavam histórias, misturavam narrativas, encurtavam em menções curtas histórias que renderiam filmes inteiros…

Deu no que deu: desperdiçaram munição e é como se não restasse mais nada.

Como, então, resolver o problema? Refazendo exatamente o que eles fizeram nos gibis dos anos 80/90, só que em sentido inverso: não se trata mais de tentar reunir as narrativas, mas de admitir que daqui por diante nada precisará ter nenhuma coerência.

E assim se criou o Multiverso. As histórias foram discrepantes? Basta dizer que pertencem a multiversos distintos. Pois qualquer personagem agora poderá ter qualquer história, trocar de papéis (até multiplicar o mesmo papel, criar um universo inteiro com um só herói), morrer e ressuscitar, sem qualquer fidelidade a uma narrativa. Desde que se coloquem algumas piadas no meio e o público ache graça…

Trata-se do filme on demand: se este não colar, basta no próximo desdizer tudo, inventar um outro caminho do multiverso e assim por diante.

Sign in to participate in the conversation
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.