Tava matutando uma solução de formulário pra avaliação institucional e me dei conta que estava gastando energia e pensamento analítico não para solucionar os requisitos do problema, mas para viabilizar solução de contorno que garanta a autenticação dos respondentes, sendo que as respostas são feitas num Google Forms o que, aparentemente, é impossível dadas as limitações desta ferramenta/enjambração.

A solução ideal seria implementar ou reutilizar uma ferramenta própria para autoavaliação.

Mas essa opção é inviável, não por questões técnicas, sim pelo grau alienação e colonialismo.

De um lado, temos a fetichização da solução Google, que seria "mais confiável", "mais amigável", "mais acessível", mais tudo.

De outro lado, temos a paranóia com a ideia de desenvolver ou reutilizar uma solução autoral. Afinal, "quem vai dar manutenção ", "não temos pessoal suficiente pra criar e manter", "não vai ficar seguro", "não dá tempo "...

Enfim, o Colonialismo Digital.

Não é sobre código aberto, é sobre mentes fechadas.

Follow

@tiagojferreira

Esse desafio é muito importante e perpassa certo caráter de uma deontologia punitivista. Instituições federais ligadas à tecnologia confundem muito rigor acadêmico e qualidade intelectual com regras rígidas e avaliações punitivistas e com aparência defidedignidade e eficácia.

Esse mal deveria ser cortado pela raiz: minimizar o ingrediente meramente técnico e essas aparências de fidedignidade por tras de uma intervenção que abre a possibilidade do punitivismo, e fortalecer o caráter do que há de acadêmico e científico.

Como fazer isso? Abrandando esses critérios de avaliação via formulário (para que componham estatísticas gerais, mais que individuais; para que não sejam determinantes na avaliaçao individual, e sim apenas mais um componente dentre outros, pois toda avaliação desse tipo é parcial e tem viés; para que não componham critérios de progressao funcional, pois alem disso ser dispensadopelo MEC, reforça o punitivismo).

Avaliaçoes por questionario jamais deveriam compor julgamentos determinantes, e sim ser apenas mais um ponto numa curva e serem encaradas como tais).

· Edited · · Moshidon · 0 · 0 · 0
Sign in to participate in the conversation
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.