# A mentira de Bolsonaro sobre o barateamento nacional energia elétrica
Existe a notícia que "[Governo Bolsonaro anuncia fim da tarifa extra e conta de energia poderá reduzir em até 20%][n1]".
> Com o fim da bandeira, não haverá mais cobrança de taxa extra na conta de luz. A medida entra em vigor a partir do dia 16 de abril, informou o presidente.
Existe uma mentira escondida nessa afirmação. De que os preço diminuirão. Permita-me explicar o motivo...
Não existe energia infinita. As usinas hidrelétrica no Brasil. Produzem uma quantia limitada de energia por hora. Se o consumo do país inteiro ultrapassar a quantidade produzida no próprio pais. Então é necessário importar o que falta de energia elétrica dos países vizinhos que tem energia sobrando. Essa importação tem um custo adicional na tarifa de energia elétrica que é dividido entre todos os consumidores do Brasil através das Bandeira de Energia.
Se o governo não vai mais autorizar que as empresas provadas de distribuição elétrica cobrem este custo excedente através das bandeiras. Então, as empresas privadas de distribuição de energia elétrica (privatizadas pelo próprio governo), que nunca aceitarão ficar no prejuízo, repassarão esse custo extra ao consumidor através do preço unitário do quilowatts-hora. Ou seja, vai ser o mesmo que trocar seis por meia dúzia.
Percebem que [essa notícia][n1] serve apenas para fazer o leitor acreditar enganosamente que #Bolsonaro é bonzinho e está diminuindo os custos do povo brasileiro? A previsão da baixa de custos é uma mentira!