Tenho dado boost em alguns toots sobre essa coisa do fediblock não para aumentar a treta, mas para tentar tirar disso lições políticas úteis. A @alinevalek comentou sobre essa perspectiva ser habitante de uma instância que bloqueia sem que os usuários possam opinar. A @komuna falou também sobre esse que parece ser o grande elefante na sala da treta: qual o modelo de política na gestão interna de cada instância?

Os usuários são clientes, cidadãos ou sócios? Admins são micromusks? Bom, ainda tô pensando na situação, mas acho que poderíamos usar essa questão para avançar debates e consensos ao invés de focar nas minúcias da treta em si...

Follow

@coalacroata @komuna

Na minha opinião: Usuário são primeiramente consumidores, por seguinte contribuintes, e em último caso parceiros de instâncias interligadas.

Usuários tem direito a decidir o nível de censura da instância? Depende do estatuto (conjunto de regras) da instância. Existe instância cujo estatuto é mais maleável, enquanto outras o estatuto é mais rígida.

Por fim: Cabe ao usuário **PRÉ-SELECIONAR** qual o nível de rigidez tolerável do estatuto da instância da qual ele selecionou se cadastrar como usuário.

@lunovox @komuna eu prefiro estar em uma instância onde eu seja primeiramente outra coisa que não um consumidor.

entre quem quer que o fediverso fique maior é importante entender que novos habitantes do fediverso não tem condição de escolher instâncias com esse nível de rigidez. depois de algum tempo de uso é possível, mas não tem como ser o primeiro contato

@coalacroata
@komuna

> eu prefiro estar em uma instância onde eu seja primeiramente outra coisa que não um consumidor.

Mas, vc inicialmente, quando ainda não sabia se o mastodon era bom ou ruim, assim como todo mundo se cadastrou para consumir o serviço de telecomunicação. Não foi? So depois de passar a amar esta rede vc passou a ser outra coisa [um colaborador(a), talvez?!].

@lunovox @komuna inclusive eu não amo rede nenhuma, que coisa de doido, rs

@coalacroata @komuna

> eu não amo rede nenhuma

Se você não gosta/ama de nenhuma rede, então porque as utiliza?

(Não consigo pôr na minha cabeça que alguém de livre espontânea vontade decida utilizar o que não gosta.)

@lunovox @komuna oxi, eu faço muitas coisas na minha vida sem amar. Mas sobretudo, isso aqui é uma ferramenta. Eu não amo ferramenta, eu uso. Não sou fanboy do fediverso não, acho muito esquisito fanboy de ferramenta. Também não sou fanboy de software libre, embora use, defenda e faça propaganda há uns 18 anos.

@coalacroata @komuna

Amo tudo o que faço em minha vida, mesmo quando envolvido em situações um pouco chatas.

Acho o termo "fanboy" como pejorativo. Na minha concepção "fanboy" é alguém desequilibrado que ama algo de forma a não aceitar que outras pessoas não amem o mesmo. Embora eu ame o fedverse como ferramenta de telecomunicação (uma rede), não sou contra que outras pessoas amem outra redes (ou até não amem nada). Por isso não me considero um fanboy. Mas, acho estranho alguém de livre vontade utilizar uma ferramenta que não gosta.

Sign in to participate in the conversation
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.