Uma das respostas a isso não seria o que está por trás do fenômeno "tio do whatsapp?
@josemurilo o que eu achei interessante no link q vc enviou são os motivos pelos quais as pessoas estão esvaziando as fontes de notícias, o que também explica as escolhas das Big Techs para algoritmos que também esvaziem o acesso a elas.
Um dos fatores importantes é a noção que, a meu ver, fundamenta a existencia do "tio do whatsapp" ou do interlocutor confiável, trabalhada no link que compartilhei. Ela ja era prevista na historia dos media.
Verdade, muita gente boa precisa conhecer o fediverso!
@askesis
Agora entendi seu comentário. Me chamou atenção para a riqueza de informação nos detalhes dos resultados das pesquisas, em ambos os posts. O que me levou a outro post, dos mesmos autores, cujo conteúdo reforça a perspectiva de que a mídia local poderia ser revolucionada pelo Fediverso.
@askesis
Bom post! Não sei se entendi sua pergunta.
O 'tio do whatsapp' é, na minha visão, uma distorção gerada pela estratégia dos algoritmos de engajamento, que favoreceram a polêmica, porque gerava aumento de tempo de tela. Sim, esconder notícia é uma resposta óbvia, e errada. Mas a rede social corporativa, em si, é um erro.
Enfim, que bom que temos o Fediverso. Difícil compreender porque a mídia progressista não faz nenhum experimento por aqui.