[3/N] Resumidamente era uma comunidade multiracial, multicultural e igualitária. CONTUDO um aspecto dessa comunidade é seu código moral [especialmente sexual] muito mais rigoroso e que se distinguia da sociedade romana [que possuía uma sexualidade mais fluida], e essa uma herança do judaísmo. Até hoje esse moralismo é uma pedra de tropeço nos diálogos da igreja com a contemporaneidade, por mais que progressistas assumam o papado, o sexismo machista clerical não aparece no radar das reformas.
@pait @petroniocandido ha explicaçoes historicas para ambos. O @caparica citou por ex o livro de Max Weber. Sobre a moral sexual cristã, há por ex os livros de Foucault sobre a historia da sexualidade, que demonstram que a moral sexual cristã dos primeiros seculos nao se afastava tanto das praticas de austeridade valorizadas pelos romanos mais esclarecidos.
Sobre o "socialismo" ha a historia da URSS e a cooptação da revolução russa por Stalin.
@pait @askesis @petroniocandido se até no neoliberalismo ainda há quem acredite...
@caparica @pait @petroniocandido fato, até as religiões se supõe estarem fundadas em algo além de simples oportunistas deliberados de plantão.
@caparica @askesis @petroniocandido Sem dúvida. Tem quem acredite, quem despreze. Só não tem quem explique o que é.
@pait @askesis @petroniocandido em redes sociais tem bastante explicação superficial, possivelmente porque quanto mais a fundo se vai nele, menos sentido ele faz, um tipo de complexidade inversa comum a discursos dessa linha ideológica.
@askesis @petroniocandido @caparica Pois é. Cada um pega seus mitos e textos sagrados para construir a fé que lhe convém naquele lugar e momento.