Essa matéria está bem interessante. Para além da fofoca em si sobre #Bergson e #Einstein o problema de tempo no início do século XX é bem interessante por refletir as tensões entre a ciência no início do XX. O positivismo clássico ao estabelecer a física como modelo de ciência, gerava problemas as ciências humanas, mas não somente, também aspectos da biologia e da química.

bbc.com/portuguese/articles/c9

O tempo era um problema fulcral. Ao mesmo tempo, a época tanto Bergson quanto Einstein, principalmente o primeiro, eram pessoas públicas e admiradas, o que gerou torcidas e
similares.

Follow

@tianix até hoje gostaria de entender isso. Vejo que há um tema de que Einstein "venceu" Bergson. Por outro lado, há quem tenha desenvolvido as consideraçoes de Bergson.

@askesis Na época houve essa sensação, mas é mais complexo. Análises posteriores mostram que Bergson entendeu bem o Einstein, ao mesmo tempo, o Bergson era uma espécie de estrela da filosofia. Então era uma figura a ser superada por novas gerações, como o próprio Einstein. Muito da filosofia francesa tem o Bergson como alguém a ser superado, seja em Sartre, Merleau-Ponty, Bachelard, Pierree Duhem, entre outros.

Sign in to participate in the conversation
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.