Follow

A ideia de DEUS do filósofo SPINOZA

O Deus de Spinoza é um conceito radical que encantou Albert Einstein e deu as bases para a teoria da evolução de Charles Darwin. Para Spinoza, Deus é sinônimo de Natureza.

youtube.com/watch?v=voBAo6Qhms

Opinião de @lunovox :

A natureza é apenas uma manifestação de Deus, mas não o próprio Deus. Da mesma forma que uma pintura é a manifestação do pintor. Conhecemos o criador através da criação. Da mesma forma que conhecemos um artista através da obra de arte deste mesmo artista.

Porém, é uma erro dizer que Deus não é um ser senciente, que Deus não tem vontade própria. Deus vive e evolui através das experiências individuais de todas as suas próprias criaturas. Deus experiência sensações boas e ruins baseado na evolução moral de cada um de nós, seres vivos. A consciência divina não está externo ao ser, mas sim dentro de cada um de nós. Quando oramos devemos conversar com a parte de Deus que está dentro de nós. E não fora de nós, em algum trono monótono.

Se Deus é onipresente, então por que não podemos aceitar que Deus da perfeição também está dentro de nós, em nossas natureza pessoal?

· · Fedilab · 0 · 0 · 0
Sign in to participate in the conversation
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.