@olamundo@red.niboe.info
> Não há futuro em expandir exponencialmente. Isso é sim uma visão do século passado.
Concordo, em parte.
Quando ha um problema de escassez de qualquer forma. Existe sempre duas formas de combate a Escassez: Expansão de Arrecadação (crescer e explorar mais) ou Redução de Consumo (Evoluir eficiência para diminuir o desperdício).
Ambos os casos possuem um limite para Expandir ou Reduzir. E quando este limite é burlado há consequências destrutivas.
Por isso concordo com você no aspecto que nosso planeta possui recursos limitados e finitos. E por isso não dá para crescer exponencialmente enquanto ainda estamos presos nosso berço, o planeta terra.
Porém, o que discordo é quando diz que o crescimento da necessidade de consumo de energia é devido ao hábitos de construirmos maquinas cada vez mais maiores e mais gastadeiras. Você até citou o bitcoin como fosse um grande vilão do ecossistema.
> Eu disse que o BitCoin, especialmente, é danoso ao planeta.
Mas, ninguém fala quanto somado por ano no mundo todas as TVs consomem, e nem quanto todos os computadores consomem. Se somassem veriam que o consumo do bitcoin, quando comparado com outras tecnologias, nem é o que mais gasta.
O crescimento do consumo energético de uma população é devido em absoluto ao crescimento populacional planetário. Se quisermos paramos de crescer exponencialmente no consumo energético devemos parar de nos reproduzir exponencialmente também.