Follow

@olamundo@red.niboe.info

> Não há futuro em expandir exponencialmente. Isso é sim uma visão do século passado.

Concordo, em parte.

Quando ha um problema de escassez de qualquer forma. Existe sempre duas formas de combate a Escassez: Expansão de Arrecadação (crescer e explorar mais) ou Redução de Consumo (Evoluir eficiência para diminuir o desperdício).

Ambos os casos possuem um limite para Expandir ou Reduzir. E quando este limite é burlado há consequências destrutivas.

Por isso concordo com você no aspecto que nosso planeta possui recursos limitados e finitos. E por isso não dá para crescer exponencialmente enquanto ainda estamos presos nosso berço, o planeta terra.

Porém, o que discordo é quando diz que o crescimento da necessidade de consumo de energia é devido ao hábitos de construirmos maquinas cada vez mais maiores e mais gastadeiras. Você até citou o bitcoin como fosse um grande vilão do ecossistema.

> Eu disse que o BitCoin, especialmente, é danoso ao planeta.

Mas, ninguém fala quanto somado por ano no mundo todas as TVs consomem, e nem quanto todos os computadores consomem. Se somassem veriam que o consumo do bitcoin, quando comparado com outras tecnologias, nem é o que mais gasta.

O crescimento do consumo energético de uma população é devido em absoluto ao crescimento populacional planetário. Se quisermos paramos de crescer exponencialmente no consumo energético devemos parar de nos reproduzir exponencialmente também.

Sign in to participate in the conversation
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.