As pessoas não imaginam o quanto eu fico alegre quando eu leio uma notícia igual a esta abaixo:

Midea lança máquinas de lavar, geladeiras, air fryers, cooktops, ar-condicionados e muito mais com fabricação nacional

techtudo.com.br/noticias/2024/

Isso significa que o meu país, o Brasil, está adquirindo uma verdadeira tecnologia.

Quantas vezes eu vi alguém encher a boca para dizer “adquiri tecnologia avançada” quando apenas comprou um iPhone recem lançado. Mas, na minha cabeça foi o mesmo que o cara dizer “aprendeu a fabricar iPhones em casa usando apenas as coisas encontradas no mercado local”. Mas, apenas uma “compra de objeto” e não uma “compra de conhecimento de fabricação”

Ou seja, tecnologia é o conhecimento necessário para fabricar ferramentas que resolvem problemas. Tecnologia tem a haver muito mais com o “conhecimento de fabricação” de que com o “objeto/ferramenta”.

hashtag:

Follow

Na minha opinião é muito importante para o Brasil adquirir tecnologia verdadeira para poder manter sua soberania livre de inflação.

Quanto mais um país depende da aquisição de objetos estrangeiros para manter seu estilo de vida cotidiana, mais suscetível a inflação esse país se torna. Pois a cada objeto comprado no estrangeiro é um pouco de dinheiro que foge do Brasil, desvalorizando a economia de nosso país. Calcule milhões de brasileiros mantendo esse hábito prejudicial.

Para imaginar como isso causa inflação basta imaginar o nosso país como se fosse uma carteira: “se o dinheiro sai mais do que o dinheiro entra. Então logo-logo ficaremos pobres.”

@lunovox na minha opinião, diminuir o gasto público tem esse efeito. E encaixa melhor num mundo globalizado.
Adquirir tecnologia faz o contrário... Aumenta o gasto público.

@ulyssesalmeida disse:

na minha opinião, diminuir o gasto público tem esse efeito. E encaixa melhor num mundo globalizado.

Tem o jeito certo e o jeito errado de diminuir custos. Precisa ter cuidado nessa afirmação.

Privatização não é o jeito certo de cortar custo. Nem mesmo quando é um setor público sucateado (que não funciona bem). Para entender o porquê não devemos nos livrar de um “setor público sucateado”, basta imaginar como se ele fosse o “banheiro de sua casa”. Se o seu banheiro/setor não funciona como devia então você não vende/privatiza ele porque sabe que mais tarde vai precisar usufrir dos serviços dele novamente. O certo é consertar e aumentar a fiscalização sobre a forma de administradores dos gestores e na forma de utilização dos consumidores.

Adquirir tecnologia faz o contrário… Aumenta o gasto público.

Quanto a isso não sei se concordo. Quando você diz “Adquirir tecnologia” você está se referindo a “adiquirir objetos importando” ou sobre “adiquirir o método para fabricação nacionalmente”? Se for “adiquirir objetos” eu concordo com você. Mas se for “adiquirir a fabricação” então discordo. Pois que bom seria se ao invés de importarmos objetos de boa qualidade (fazendo o dinheiro sair do país), seria melhor fabricarmos objetos de boa qualidade (fazendo o dinheiro circular dentro do país). Isso aumentaria a qualidade de vida do brasileiro.

Sign in to participate in the conversation
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.