Duas perguntas sobre Israel:
1) se é para haver a criação de 2 estados independentes, o que os israelenses estão fazendo na "zona C" da Cisjordânia? Pois a Cisjordânia parece um queijo suíço, de palestinos cercados por territórios israelenses, ao invés de ser um território palestinos com israelenses.
2) já não havia judeus vivendo aqui, e inclusive convivendo com palestinos? Como foi que esses problemas de sectarismo começaram? Não começaram exatamente no momento em que se pretendeu separar dois estados, ao invés de criar um só??
A impressão que fica é a de que Israel é uma espécie de estado que mistura argumentos políticos e religiosos para fazer o que faz. Invoca uma espécie de legitimidade judaica de 2000 anos (desde a expulsão romana) para dizer que o território é seu de direito; e de algum modo que não esclarece, ela acha que, além do território ser seu, não deve haver outros povos ali.
É praticamente uma inversão de valência: se os judeus eram minoria nos últimos séculos na região palestina, façamos com que as coisas sejam divididas entre um estado puramente judeu e outro palestino.