Ah, como eu gostaria de ler livros de matemática no meu celular.
https://adrianogs.blogspot.com/2024/09/a-condicao-dos-e-book-de-matematica.html
Tdo mundo entende a matemática com FERRAMENTA. O que não é tão intuitivo é o aspécto desta área como CIÊNCIA e como LINUGAGEM. No artigo abaixo tento mostrar o escrevre matemático na sua diversidade de símbolos.
https://adrianogs.blogspot.com/2024/09/sobre-o-escrever-matematica.html
@lunovox algo que me intriga é a escolha da forma humanóide para tais robos. São os que mais se destacam. Há na literatura vários outros formatos bem interessantes: r2d2, o monolito do filme interstelar, e também alguns com rodas.
Será que a forma humanoide possui algum apelo afetivo que chm atenção? E por que a forma de dinossauros não teriam um apelo maior?
@lunovox para que uma notação seja adotada como convenção na Matemática, ela tem que se expressíva, útil e replicada por vários matemáticos. O fatorial é útil pois aparece em diversas fórmulas como binômios e fórmulas de contagem: arranjo, combinação, permutação, etc...
Existem outras notações que são inventadas para facilitar alguns cálculos, como o "somatorial" n? = n+(n-1)+(n-2)+...+2+1. Só que estas notações são tão específicas e usadas por tão pouca gente que nem faz sentido se preocupar com elas.
Eu, em particular, nem dou muita bola quando uma notação nova como essa aparece. Sequer faço questão em tentar saber o que é, exceto se o contexto na qual ela aparece seja interessante.
@lunovox para mim, fenomenologia é a área de estudo que melhor apresenta uma "definição" para consciência. "Toca consciência é consciência de algo" (Husserl)
@lunovox ¿crossfit?