sobre criptomoedas, me expliquem, sou burro
> [...] É o que é chamado um crescimento logarítmico [...]
Isso é verdade mas esse crescimento logarítmico de valor ocorre **igualmente para qualquer outra mercadoria, serviço, ou moeda fiduciária** cuja escassez aumenta e mesma proporção logarítmica.
> [...] Também há a desproporcionalidade geográfica [...]
Essa desproporcionalidade geográfica ocorre apenas para ter acesso à tecnologia de informática usada na mineração, e também para ter acesso a energia elétrica na mineração.
Mas, não atende proporcionalidade geográfica para utilizar as criptomoedas como usuário comum. Na verdade torna a igualdade social até mais justa pois existem muitos países que não possuem acesso a agência bancária mas possui acesso à internet.
Além de que, nas criptomoedas não há tarifas bancárias. Tornando um serviço muito mais acessível financeiramente para porções de baixa renda. Principalmente para fazer transações financeiras internacionais nesse mundo cada vez mais globalizado.
> [...] elas não têm valor, não têm lastro da produção de riquezas e bens. [...]
Antigamente as moedas fiduciárias possuíam lastro em objetos físicos como: ouro, prata, cobre, ou etc. Mas depois que o mercado financeiro se tornou internacional. As moedas fiduciárias perderam o seu lastro baseado em objetos físicos. E agora o lastro das moedas fiduciárias são 100% baseado na confiabilidade da economia de cada país que possui sua própria moeda fiduciária.
As criptomoedas possuem um lastro, sim! Mas, também não é um lastro em objetos físicos. E nem na confiabilidade da robustez da economia de um ou outro país nesse planeta. O lastro das criptomoedas está na confiabilidade da robustez matemática/algorítmica em que a criptomoeda se baseia.
Ou seja, quanto maior a confiança que a população mundial tem em uma determinada criptomoeda maior é o seu valor de lastro.
> [...] No máximo pode se dizer que elas tem lastro em poluição e gasto energético. [...]
Essa é uma afirmação incorreta de tantas formas... 😑
> [...] A natureza delas é puramente expeculativa. [...]
Qualquer objeto, seja produto físico, moeda fiduciária, ou criptomoeda. Se for utilizada em alguma espécie de bolsa de valores. Vai adquirir essa característica especulativa.
Ou seja, isso não é uma característica apenas das criptomoedas.
> [...] não produzem melhoria na qualidade de vida da populaçāo.
O que produz a melhoria na qualidade de vida da população é **o trabalho da população** e **distribuição e acesso à recursos mais justas**.
Moedas fiduciárias e criptomoedas são apenas chave de acesso a recurso. Por si só não trazem melhoria na qualidade da população.
Imagine-se vivendo em uma situação hipotética: você está sozinho perdido em uma ilha deserta **isolada** (ênfase nessa parte de isolada). Que não possui comida, água, abrigo, e nenhum tipo de conforto. Mas possui uma maleta cheia de dinheiro ouro e dispositivos com criptomoedas. Você pode se considerar como sendo a pessoa que tem qualidade de vida?
Perceba que é o trabalho (que produz bens e serviços) e o acesso facilitado a recursos que fazem a qualidade de vida.