@reinaldo concordo 100% com suas palavras.

> Um jardim (lista de servidores) que somente possui um tipo de flor (servidor) é triste e sem graça.

Quem não gosta do como ele era, pode se considerar alguém com sorte. Pois, o Luanti/Minetest é um software livre. Ele dá a liberdade de que cada um possa fazer seu próprio servidor do jeito como sonha bastando ter a coragem para gastar um pouco de esforço.

A vida de cada um de nós, seja offline ou online, não vai melhorar em nada se ficar somente reclamando. Pois, já dizia o aforismo:

> Em local que não há 'pão' quem reclama não tem a 'razão'.

Já dizia o arquiteto, designer e filósofo Buckminster Fuller:

> Não se deve lutar contra o sistema atual. Se deve construir um sistema novo que mostre como o sistema atual está obsoleto.

A questão é: será que quem reclama tem a coragem de fazer melhor?

Cc: @zezerado @pinkmothra @nircov

Hoje está sendo difícil para mim. Por que minha família está despejando todo tipo de pensamento ingrato sobre mim. 😞

Hoje está sendo difícil para mim. Por que minha família está despejando todo tipo de pensamento ingrato.

O jogo de mesmo nome deste vídeo é uma obra de arte magnífica. Eu sempre me sinto imerso em meus próprios pensamentos. E a estória dele retrata sobre: o desapego, o crescimento interno de uma menina, a resiliência da vida, e a união do povo em uma atividade em comum.

> Monument Valley 3: The Lighthouse | Animated Short
>
> youtube.com/watch?v=nR6Pf-8i6l

Tenho boas e más notícias sobre o ...

A boa notícia é que eu, finalmente, com a ajuda do @luizinho94 consegui abrir para a rede externa um servidor descartável de para testes m meu computador desktop. Isso significa que, com alguns ajustes, eu posso reabrir o sem dar wipe (sem recomeçar tudo do zero). Eu só teria que manter meu pc desktop ligado 24/7.

A notícia ruim é que eu e o @luizinho94 só conseguimos fazer isso porque meu provedor de internet me oferece IPv6, alem de IPv4 por cgnat. Ou seja, não tenho certeza se os jogadores que só possuem conexão IPv4 (sem IPv6) vão conseguir conectar ao futuro servidor que vai está rodando sobre IPv6. Não tenho nem ideia do percentual dos jogadores do que possuem conexão de IPv6 e de IPv4.

Concluindo: Só o futuro dirá, através de mais testes, se o poderá voltar a ser o que era para todos os jogadores.

@reinaldo recomendo um outro game do Engine: [The Library].
é um RPG de Investigação bem curtinho. Pena que não tem internacionalização.
Zerei ele em 2 horas. Mas, se souber as respostas dos enigmas dá para zerar em 10 minutos. Pra mim que gosto de enigmas, foi divertido.

[The Library]:content.luanti.org/packages/re

> O tema da vez é JOGOS QUE REFERENCIAM OUTRAS MÍDIAS (livros, filmes, outros jogos etc) [...]

Eu, por enquanto, só me veio a mente o jogo **"Dragon Ball: Fúria de Boo"** do console portátil "Nintendo Advance". É uma história inspirada no mangá.

(com mentira e tudo) Vou nem citar outros jogos, como: Superman, Batman, Star Wars, Robôcop, Power Ranger, Mickey & Donald, Tartaruga Ninja, Caça Fantasmas, e a pérola "Turma da Mônica" que é um remaker do "Ligeirinho".

# O que é? O que é?

> No céu gelado eu sou pó, no extremo norte sou pedra, no vácuo sou invisivel, e no oceano ajudo a matar os despreparados, tenho nome e sobrenome, mas sou mais conhecido pelo meu apelido. Quem eu sou?

Favor responder em privado para não estragar o enigma para os outros! Quem responder correto, será mencionado publicamente. 😜

Ficar sem energia elétrica no nordeste brasileiro é uma tortura.
Sem condicionador de ar, sem ventilador, nem se quer água gelada. 🥵

cc: @reinaldo @nircov

> @pinkmothra disse:
> Pelo menos tem um caminho.

Sim. Só é difícil e demorado por que depende de diversos fatores, além do meu aprendizado para reativar o .

cc: @pinkmothra @reinaldo

> @nircov disse:
> [...] Se for necessário refazer todo o desde o início [...],, sei que haverá muitos [...] dispostos a ajudar a refazer [...]

Obrigado por se propor a ajudar. Se for necessário refazer todo o mundo. Toda a ajuda e compreenção será bem vinda. Mas, eu vou lutar para que tudo não esteja perdido. Ainda vou lutar para reativar o . Nem que seja em um Raspberry Pi 5 de 8GB de Ram. O problema é obter uma conexão externa com a internet.

> @nircov disse:
> [...] Seria uma boa usar a mesma seed, se possível. [...]

Em ultimo caso, se não for possível salvar o mundo anterior, eu não aproveitarei a mesma seed para gerar um mundo novo. A razão para isso é porque eu quero adicionar diversos mapgens (geradores de biomas em mapa) e diversos minérios novos. Só é possível adicionar esses mods quando o mapa ainda não tivesse sido gerado.

@pinkmothra @reinaldo

Em todo o caso...

Eu acabei de fazer um Hard Backup do servidor compactado em arquivo ".tag.gz" de 7.8 Giga Bytes, e dividido por comando "split" em 08 arquivos de até 1000 Mega Bytes cada. Também criei um arquivo hash de sha512 para garantir a integridade do backup quando eu colocar ele no meu HD externo SSD de 01 Tera Byte com partição Fat32. Então, os arquivos do servidor estão seguros.

Resta só eu aprender a criar servidores usando docker. Aí meu pai! 😶

> @pinkmothra disse:
> Então pra acessar o servidor os jogadores irão ter que usar o cliente 5.7?

Até que é possível limitar para clientes 5.7. Mas, não é conveniente fazer isso. Por que assim impediria que jogadores novatos, que já vem com versões mais nova, acessem ao servidor .

> @reinaldo disse:
> Acho que se o servidor mudasse para 5.10, quem tem cliente antigo não poderia acessar.

Isso seria o ideal. Pois, conforme o tempo vai passando, cada vez menos versões antigas vão sendo utilizadas pelo jogadores.

O problema é: como atualizar o servidor em uma VPS emprestada? Eu estou estudando uma solução com a ajuda do cyberx que é o titular/possuidor do vps. Mas, confesso que para mim é um desafio difícil e demorado. Pois, envolve tecnologia "docker" que é quase "grego" para mim. 😶

A consciência humana evolui geração-a-geração.O que virá depois da Geração Z ? Será que verei o dia que Geração Z criticará a Geração A1, assim como a Geração X (Boomer) criticou a Geração Z ?

> Geração Z [está começando a ditar as regras, pois] já ultrapassou boomers no mercado de trabalho
>
> br.ign.com/tech/133232/news/ge

hashtags: ou

Show older
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.