Show newer

[Max Halberstadt](derhamburger.info/ansichtssach) (1882-1940) foi genro de Freud, casado com Sophie Freud, pai de Ernst (o famoso bebê da brincadeira de carretel do Fort-da descrito por Freud), fotógrafo e lutou na Primeira Guerra. Suas fotos mais famosas são retratos icônicos de . Difícil achar suas outras fotos, mas algumas constam no link acima.

[Suzanne Valadon](hypeness.com.br/2021/10/valado) (1865-1938), que biografia incrível: pintora, modelo de grandes pintores, família e amores, tudo ligado à arte.

(Retrato por Vojtěch Hynais, 1889)

Para quem é do PR, abriu lá em Curitiba uma exposição de Claudia Andujar no Museu Paranaense.

Andujar é demais necessária, tanto quanto o museu paranaense e o acervo indígena de lá, ligado por ex. ao fotógrafo e culturalista Vladimir Kozak.

Curitiba e o Paraná merecem, precisam - e muito - de arte e cultura. Com Andujar então, não há desculpas para não ir.

museuparanaense.pr.gov.br/Noti

Comprei uma seleção das obras de Emerson da *Viking Press* de 1946.

Ele contém uma assinatura de 1947, por Lourenço Branco, provavelmente seu primeiro dono. Lourenço Branco foi médico veterinário e prof. da UFPR, intelectual residente em Curitiba desde 1945 (estudioso atento do Positivismo e também do neopitagorismo) e vindo do RS. Faleceu em 1962. Tem uma praça curitibana em sua homenagem.

A edição é linda, *The Portable Emerson*, com boa parte de seus escritos.

Você vai atrás de um conteúdo de nível superior e te oferecem 1) um gráfico tatibitati e 2) nele, uma demonstração que não chega aos pés dos associacionistas do século XVIII, os quais explicavam a idéia de uma montanha de ouro pela associação das idéias de "montanha" e de "ouro" (de brinde, definições do dicionário Aurelio)

# Historia da Filosofia Moderna - Giulia Belgoioso

Esta obra é um manual que estuda os principais pensadores do período iniciado no fim do século XIV (morte de Petrarca) e que se estende à metade do século XIX. Portanto, vai do Humanismo-Renascimento (cap.1) a (cap. 27), abrangendo boa parte do programa de filosofia para o ensino médio e o conteúdo de várias disciplinas dos cursos de graduação em . Apresenta, além disso, roteiros inéditos de pesquisa, como: as disciplinas e o programa de estudos das escolas na Europa moderna, explicitando a formação dos filósofos dessa época; a modalidade de comunicação – correspondência, academias, círculos científicos – entre os pensadores dos diversos países europeus; as questões e os conceitos filosóficos mais recorrentes, como atomismo, jusnaturalismo, ratio studiorum, , alemão. A obra contribui para a formação em sentido amplo, pois, além de oferecer as informações mais importantes sobre os pensadores do período moderno, é capaz de despertar o interesse dos estudantes na medida em que é também um excelente guia para a iniciação científica. Organizadora Giulia , professora titular, lecionou história da filosofia na Universidade do Salento e na Universidade de Paris Sorbonne. Foi fundadora e primeira diretora do Centro de Estudos sobre Descartes e o século XVII “Ettore Lojacono” (Lecce).

Hoje o Xeeter me enviou mais uma mensagem do Elon Mosca, e eu já o havia bloqueado. Good bye Xeeter :ablobtoiletflush:

# Nova edição da História da Psicanálise na França

Elisabeth Roudinesco preparou uma nova edição de *Histoire de la Psychanalyse en France*, cobrindo a história da até 2022. A edição sairá pela Seuil em agosto de 2023

Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.