Show newer

Alguém aí sabe se dá para instalar Linux em Ipads antigos?

O Rio de Janeiro é aquele lugar onde o garçom, se for perguntado, diz que não tem mais guardanapo, pois claro que, se tivesse, ele só traria se fosse solicitado também.

E depois que chega o guardanapo, ele entrega a caixinha com uma mão enquanto espirra na outra.

@erivan não dá pra entender, é tanta coisa... a adesão das pessoas por constrangimento; os modismos toscos travestidos de solução; a contradição entre a receita e a realidade etc.

A cada turma que recebo para lecionar, impressiona mais a força das redes sociais. São plataformas que formam a mentalidade, a existéncia, o modo de ser no mundo das pessoas.

Há alguns anos Humberto Gessinger dizia que "a juventude é uma banda numa propaganda de refrigerante". Mas tinha jeito de ser ou não ser.

Hoje, não: é inevitável ser como as redes sociais formaram, está na "arquitetura" do pensamento.

Na Suécia, estão revertendo o lobby da educação digital. Descobriram que digital e remoto não é método, e sim recurso, mídia.

Aí entenderam o óbvio ululante: que o digital só serve se for apenas MAIS UM recurso.

g1.globo.com/educacao/noticia/

Sensação térmica de 1000°C e as pessoas achando que nada tem a ver com elas.

As áreas da administração e do management são engraçadas: elas querem dar um ar de objetividade e dinamismo ao que fazem, e desde Taylor gostam de falar em "administração científica". Mas olhando mais de perto, não passam de um tatear no escuro estratégias ruins, feitas de tentativa e erro, desculpadas pelos gestores e recheadas de assédio moral.

O dilema do sulista: não se reconhece brasileiro porque se acha europeu; não é reconhecido pelo europeu porque é brasileiro.

99% das pessoas que dizem seguir um estilo o fazem por conveniência. É meio triste e engraçado, misto de conveniência com carência.

Já os 1% que estilizam de fato o que fazem, são sempre um encontro feliz.

Vi o projeto @gutenberg_org se queixando de instabilidade e lentidão no Mastodon.

É só com eles e comigo, que estou no qoto.org?

@jnbrgr vc já o conhecia? O filme me abriu tanta coisa q eu gostaria de ver... e tem ressonâncias com questoes de Thoreau, Hannah Arendt, Klemperer...

Simplesmente quero saber mais, ele é uma espécie de contra-exemplo de muitos movimentos do séc XX, começando obviamente com o nazismo

Estamos normalizando o calor de um jeito que me parece insuportável.

@carloslunna sei lá, estamos normalizando o calor de um jeito que me parece insuportável

Assisti "Treze Minutos", filme que conta a história da tentativa de Georg Elsner assassinar Hitler ainda em 1939.

É um filme e uma história incríveis, não dá para comentar para não passar spoiler.

Mas dentre tudo o que se pode dizer, o que considero mais incrível é Elsner ser tão pouco conhecido. Essa informação carrega inclusive uma ironia frente a tudo o que está presente no filme. É como se o filme e sua própria história se redobrassem sobre a realidade e a posteridade da II Guerra.

Uma das coisas que mais incomodam entre os jornalistas é a banalização do termo "ultradireita". Parece que eles não aprenderam tantas lições, por ex. as do nazismo.

Nesta semana vi o caso de um trabalho acadêmico feito com IA, mas o qual era impossível de provar o plágio. Mas dentre outras, o que me impressionou foi ver que a própria IA não respondeu bem as perguntas e cometeu erros crassos.

N'outra ocasião fui buscar sobre as "Aulas sobre a vontade de saber" de Foucault e achei um arquivo desse livro no Scribd. Só que o título era "Lições" ao invés de "Aulas". Abaixo estava escrito "texto modificado por IA"

O mais incrível nisso tudo, a meu ver, não é o nível ao qual a IA subiu, mas o tanto que o homem desceu.

Marcio LM boosted

Poco a poco, unos pocos vamos metiendo la patita en el sistema académico-científico para hablar de lo que mayoría no habla. Hoy me ha llegado este paper sobre el #fediverso.

Análisis de la investigación sobre el Fediverso: Mastodon, Lemmy, Pleroma y otras de sus plataformas.

doi.org/10.3145/infonomy.24.01

Show older
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.