Show newer

Algo que falta ao Mastodon é o RT comentado. Dar boost é uma coisa, dar RT comentado é outra, interage e valoriza o que fez o autor, incentiva outros a irem ver. Faz rede.

Marcio LM boosted

Para o @michael, a migração brasileira para o Bluesky, e o correspondente esquecimento do Mastodon, configura o cenário de emergência Política do #Fediverso2.0: a "rede das redes", um hub aberto e genérico para a interligação de universos parciais.
Ora, faz todo o sentido que a #politica interceda em favor deste ambiente aberto e genérico.
Isto sem falar na enorme onda de inovação em tecnologia #opensource que emerge da possibilidade de customização das aplicações.
josemurilo.com/2024/09/13/fedi

# As fake news da "soma zero

O se encaminha para o fim do atendimento em caixa, substituindo tudo por caixas eletrônicos. E diz que vai direcionar as pessoas a outras funções.

É avelha mentira da "soma zero", contada por tanta gente de boa fé mas (supostamente) ignorante dos fatos: se a nos rouba empregos, é porque as pessoas acharão outros empregos.

Funcionaria bem se vivêssemos numa sociedade de iguais e de oportunidades infinitas.

Mas a realidade não é essa. Não basta ver o crescimento dos excluídos nas ruas, nem o mercado de trabalho se esfarelando em trabalhadores de aplicativo e tarefas simples (de fazer ou transportar comida, transportar pessoas ou vender o corpo ou idéias toscas, mas virais, nas redes).

A questão é - ou deveria ser - trivial: num mercado **inteiro** no qual o interesse é o de demitir pessoas em troca de máquinas para maximizar o lucro, quem acreditaria que algum outro ponto do mercado seria mais humano e interessado em gente?

Se até no ramo da psicoterapia querem nos fazer engolir que substituiriam psicólogos, dispensando atendimento humano... (e há quem acredite que *gadgets* virtuais substituiriam audiências, até advogados e juízes).

E curiosamente as pessoas acreditam em outros argumentos de soma zero.

Um dos motivos das "pedaladas fiscais" que levaram ao impeachment de Dilma foi a massiva desoneração fiscal que ela concedeu a muitas empresas, sob a perspectiva de que as empresas contratassem mais. Elas abocanharam o incentivo fiscal e não contrataram.

O raciocínio foi o mesmo com a reforma trabalhista: com menos direitos, contratar-se-ia mais. Eis de novo os trabalhadores de aplicativo para o desdizer.

E também houve a idéia mágica de que se as companhias aéreas cobrassem a bagagem, os preços dos vôos cairiam.

O resultado é um suco de : as pessoas passaram a comprar malas não tão grandes - embora fora da medida - para levar tudo no alto do avião.

# Mazzucato: a Era da Água Escassa chegou

*Ataques à perturbam o ciclo das chuvas no mundo todo, provocando crises inéditas. Há caminhos para enfrentá-las. Exigem considerar a água um Comum, multiplicar investimento público e adotar feixe de saídas pós-capitalistas* - via @pensadorlouco

outraspalavras.net/terraeantro

O permite configuração para postar sempre em *Markdown*: maravilha.

Hans Jonas profetizando a vinda de Elon Musk e outros nos anos 1960-80 (trecho de *Por que a técnica moderna é objeto da Filosofia*, em *Tecnica, Medicina e Etica*, p. 40)

# Etica e Cidadania, Uma Visao Sobre Ciencia, Tecnologia e Sociedade nos Cursos de Engenharia

Tatiana Comiotto Menestrina, Susana Claudino Barbosa, Fabricio Gabriel Mota3

Este artigo aborda uma analise a respeito das questoes eticas que envolvem os Engenheiros, assim como relação de Ciencia, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a mesma na formaçao deste profissional. A finalidade é de fornecer subsidios para o aperfeiçoamento do Superior como lugar de profissionalizaçao, comprometido com a construçao de conhecimentos socialmente significativos. Este trabalho destina-se a
todos aqueles que se preocupam com temáticas cientıficas e tecnologicas direcionadas para o atendimento as demandas sociais e para todos responsaveis pela elaboraçao e implementaçao de políticas e diretrizes institucionais voltadas aos cursos de graduaçao em Engenharia. Realizou-se uma pesquisa bibliografica e a metodologia atraves de artigos, teses, dissertaçoes e legislaçao vigente. Percebeu-se, que é essencial colocar em pratica as questoes eticas relacionadas a e que seria interessante o desenvolvimento pesquisas a verificaçao da forma que estas ações estão realmente sendo realizada pelos Engenheiros e academicos de .

revistas.ufg.br/ijaeedu/articl

# Ciência-Tecnologia-Sociedade: um compromisso ético

João Praia, António Cachapuz

O artigo pretende fazer uma reflexão em torno do que designamos "um novo olhar sobre a ", evidenciando exigências das sociedades contemporâneas que se destacam pelos seus desenvolvimentos científico-tecnológicos nas suas dimensões humana, social, cultural e económica. Procura-se romper com a separação artificial entre ciência e , assim como com o fosso entre estas duas culturas. Fala-se sobre a trilogia como um compromisso ético, que obriga a uma intervenção social, marcada por um saber que prepara para uma cidadania responsável e para a tomada de decisões. A não termos em conta tal compromisso a Ciência pode tornar-se vítima do seu próprio desenvolvimento. Abordamos três posicionamentos historicamente dominantes sobre a Ciência/Tecnologia, incluindo a posição da Declaração da Conferência Mundial sobre a Ciência para o séc. XXI: um novo compromisso (UNESCO).

scielo.org.ar/scielo.php?scrip

Jamais havia lido Hans Jonas, e ler *Princípio Responsabilidade* em meio a esses no é uma experiência chocante, surreal e **necessária**

Não consigo parar de pensar que há tantos países melhores que o Brasil porque lá as pessoas não perdem tanto tempo vital com pilantrinhas que lhes sugam o sangue, com burocratas que lhes roubam a alma, com extorsões tantas e de tantos tipos.

Imagem do Brasil é o ônibus com ar condicionado: o motorista abre a janelinha dele e todo o resto passa calor.

“Every man should pull a boat over a mountain once in his life.”

Werner Herzog

But just once, huh?

Professores são estudantes que quiseram continuar estudantes.

Marcio LM boosted

Ibn Battuta andou e não foi pouco.

youtube.com/watch?v=HA-etIpybz

geocracia.com/a-saga-de-ibn-ba

“Parti sozinho, não tendo nenhum companheiro de viagem em cuja companhia eu pudesse encontrar ânimo, nem caravana de cujo grupo eu pudesse me juntar, mas influenciado por um impulso dominante dentro de mim e um desejo há muito acalentado em meu peito para visitar esses santuários ilustres”

# Cantores sertanejos da ultradireita recebem mais dinheiro público que a Lei Rouanet

*Os dados sobre os cachês estão abertos no Portal Nacional de Contratações Públicas. A grana supera o total do que foi autorizado para captação (junto a empresas privadas) pela da Lei Rouanet no mesmo período — R$ 61,7 milhões*

iclnoticias.com.br/gusttavo-li

Lendo o *Princípio Responsabilidade* de Hans Jonas em plenas e no .

O livro foi publicado nos anos 1970. A náusea é atual!

Às vezes trabalhar num café é tão surreal que é preciso usar um fone de ouvido e aumentar o volume para não transparecer a reação às conversas.

Show older
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.