# Bento Prado Jr.: Da Maria Antonia ao Prédio do meio.
Debora Morato (UFSCAR), Paulo Arantes (USP), Marilena Chaui (USP) #filosofia
https://www.youtube.com/live/Uz-yCrkfEco?si=Pmui5KYz3JQN6fSA
Visão aérea no #Brasil: tudo esfumaçado. Jamais vi algo assim. Você percorre milhares de quilômetros e, lá embaixo, aquele céu desbotado e o nariz seco; lá em cima, a dimensão da fumaça.
E dizer que tudo isso tem papel ativo do homem, até mesmo orquestrado.
Quanto ao povo, ele vive aquela mistura estranha: o corpo sente e a mente nega. Especialmente quando tem a ver com seu apoio ao bolsonarismo e a todo o negacionismo dos últimos anos.
#incendios #queimadas #fumaça
[Como isto não está sendo visto como crime internacional ou terrorismo, é que me emputece]
Brasileiro é acusado de incêndio gigante que cobre o Paraguai de fumaça
https://metsul.com/brasileiro-e-acusado-de-incendio-gigante-que-cobre-o-paraguai-de-fumaca/
Uma das coisas mais preocupantes desses #incendios e #queimadas é notar que as pessoas não parecem se importar. É mais provável ver um papo cotidiano sobre #futebol do que sobre isso.
Será herança da #pandemia? As pessoas aprenderam lá, muito devido ao #bolsonarismo, a fazer pouco da própria vida.
# A areté na aristocracia homérica
Alexandre Rosa
Na literatura grega antiga, encontramos uma quantidade significativa de vocábulos que representa não só um modo de pensar, mas também uma maneira de agir propriamente helênica. No que tange a esse assunto, o termo areté se destaca por sua acepção não permanecer a mesma, mas assumir matizes vários, dependendo da época ou do autor em questão. Por essa razão, delimitamos nosso trabalho, objetivando mostrar o sentido de areté no contexto da sociedade aristocrática retratada nos Poemas Homéricos, um valor basilar entre os guerreiros, que os faz praticar atos honrosos e ações gloriosas.
https://revistas.ufrj.br/index.php/caliope/article/view/8812/8684
# Estado da Arte: espaço acadêmico e debate público
Na edição deste sábado, o @Estadao destaca a reestreia do Estado da Arte. A matéria ressalta nosso objetivo de resgatar uma tradição de ensaísmo que fez história nas próprias páginas do #Estadão com o Suplemento Literário, caderno idealizado por #AntonioCandido nos anos 1950. Nas palavras de Candido, a publicação buscava um “equilíbrio entre o movimento vivo da literatura e das artes e a tonalidade mais estável dos estudos universitários”. Do mesmo modo, o #EstadodaArte reafirma seu propósito de servir como uma ponte entre o ambiente acadêmico e o debate público, por meio de conteúdos multimídia de acesso livre. Em nosso site, confira uma série de textos inéditos, além da nova temporada do nosso podcast, O Cânone em Pauta.
Aristóteles: Ética a Nicômaco, I, 1
Notação de Bywater, tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim
Ipês amarelos, Curitiba, Brasil
#silentsunday #askesisphoto #flowers #composition #photography #photographersonmastodon
# Imbecilização e violência: a fórmula do cinema TikTok que conquista multidões
Câmeras colocadas nas salas de #cinema captaram a reação do público durante as primeiras sessões de #Deadpool & #Wolverine. Desde #Vingadores: Ultimato não se via algo parecido: o espectador de cinema convertia-se em torcedor de seu time favorito e, a cada novo personagem ou situação apresentada na tela, comemorava aos gritos algum engodo nascido para viralizar na internet – o que, de fato, aconteceu.
https://palavrasdecinema.com/2024/09/07/imbecilizacao-violencia-tiktok/
Vi daqueles #patriota 's com camisa da seleção, e eram jovens.
Que indigência mental... Torçamos pelo crédito dado ao futuro.
Quem é patriota o é no que faz: preocupa-se com a coisa pública e vota com base em propostas partidárias e linhas seguidas pelos partidos.
Mas há aquele que faz cena de ser patriota: esse delega o patriotismo aos militares e a supostos "mitos" que viriam a salvar o país. São patriotas em terceira pessoa, isto é, não respondem por si mesmos - e via de regra tem algum rabo preso.
# País do futuro
Essa ideologia de que o #Brasil é o "país do futuro" é resquício da era imperial, requentada com todas as camadas políticas até hoje e sustentada um pouco por termos um país grande.
De algum modo, isso justificou todo o desvario que vivemos até hoje, sob ilusões de nos compararmos toda hora com países que nos serviriam de exemplo. Outrora queríamos ser a #França, depois (até hoje) os #EUA. Atribuímos nossas coisas como o "caribe brasileiro", o "sul europeu", a "educação da Finlândia" e tudo o que autoriza desconfigurar o local concreto em nome de mistificações.
E no fundo, tudo o que temos de mais invejável a qualquer gringo que apareça - a #vegetação, o #mar, a #Natureza - é a primeira coisa a ser sacrificada em nome de uma emulação forçada dos gringos, de uma busca de aprovação sem sentido, de uma auto-afirmação baseada no reconhecimento alheio.
Aí o brasileiro que tem alguma chance sai ao mundo, vê tantos países mais pobres, porém melhores e mais bem estruturados, pois preocupados com si próprios, e o que faz? Faz foto no #Instagram para se julgar diferenciado dos demais brasileiros.
# Ética
Dall’Agnol, Darlei Ética / Darlei Dall’Agnol. – Florianópolis: EaD/NefipOnline, 2024.
http://www.nefipo.ufsc.br/files/2012/11/%C3%89tica-HFM-ebook.pdf
# NOTAS SOBRE A TEORIA DO ATOR-REDE: ORDENAMENTO,
ESTRATÉGIA, E HETEROGENEIDADE
John Law
Este artigo descreve a #teoriaatorrede, um corpo de escritos teóricos e empíricos que trata das relações sociais, incluindo #poder e #organização, como efeitos de #redes. A teoria é distintiva porque ela insiste que as redes são materialmente heterogêneas e argumenta que não existiria sociedade e nem organização se essas fossem simplesmente sociais. Agentes, textos, dispositivos, arquiteturas são todos gerados nas redes do social, são partes delas, e são essenciais a elas. E, num primeiro momento, tudo deveria ser analisado nos mesmos termos. Segundo esta visão, a tarefa da #sociologia é caracterizar as formas pelas quais os materiais se juntam para se gerarem e para reproduzirem os padrões institucionais e organizacionais nas redes do social.
#filosofia #etica #brunolatour #latour #tecnologia
https://www.necso.ufrj.br/Trads/Notas%20sobre%20a%20teoria%20Ator-Rede.htm
Interesses: História da #Filosofia, História das #CiênciasHumanas, História da #Psicologia, Michel #Foucault. Também por #arte, #natureza e #fotografia.
Posto: o que vejo diante dos olhos, nessa curta vida. Compartilho links e coisas que me interessam, interajo, guardo informações, cito trechos, conjecturo, separo coisas para ler...
tootfinder