Show newer

Interessante que a imagem do brasileiro sobre o é aquela do comerciante de 40 anos atrás, que abre um comércio com as próprias mãos, sofre as intempéries e com alguma frequência consegue perdurar, e depois eventualmente colocar os filhos no mesmo comércio

Ou é aquela imagem do funcionário que entra num emprego básico da empresa e vai conseguindo com seu esforço "crescer" e ocupar melhores lugares.

Nenhuma dessas imagens existe mais, o mercado não funciona assim. Não há qualquer estabilidade ou garantia. Se sem o esforço nada se consegue, com esforço nada se garante.

Mas, na cabeça, o brasileiro mantêm uma imagem, muito útil, aliás, para manter as coisas realmente como estão

A mentalidade do curitibano é tipo assim: ele tem canaletas livres e abertas para construir trens terrestres, mas não faz isso porque sonha em um dia cavar nos mesmos lugares para construir um metrô.

"Porque aqueles nordestinos..."

Sempre quando ouço um sulista dizendo isso, em tom de acusação e preconceito, dá um nó. A vontade é de pegar no flagra, dizer "e qual é a questão de serem nordestinos?", sabendo que a reação será de agressividade para esconder a vergonha e a admissão do preconceito e...

quem sabe até a descoberta sobre o quanto esse sulista não passa de um infeliz vivendo numa bolha, em boa parte apenas penhorada no fato de se achar branco e ocidental.

Cada pequeno tweet reforça , o , os empreendimentos do Musk. Cada um contribui com sua gotinha para um oceano.

Quem não faz isso contribui para que esse oceano seque, contribui para outras poças, lagos, rios e oceanos.

Impressionado aqui com certo povo da filosofia analítica supondo que dá para ler Aristóteles e outros antigos como um modelo de "ética das virtudes" comparável com modelos modernos, tornando possível incluso escolher os utilitaristas ao invés de Aristóteles por ex.. Retire o contexto histórico e o peso dos conceitos, transforme-se conceitos em palavras e palavras em conceitos (hábito e caráter sob as variações de ethos, por ex, supondo que as noções antigas se traduzem nas modernas), e o que se tem é uma salada de preconceitos retrospectivos, vindos de quem deveria estar atento à linguagem.

"The merchants and banks are suspending and failing all the country over, but not the sand-banks, solid and warm, and streaked with blackberry vines"

( )

# El poder psiquiátrico y la sociología de la enfermedad mental: un balance

José Luis Moreno Pestaña

En este artículo se analiza la visión de sobre la enfermedad mental en dos de sus cursos de los años 70: El poder psiquiátrico y Los anormales. Durante el análisis se compara  a Foucault con Erving y se establecen los límites y las virtudes del filósofo francés. Finalmente se propone, inspirándose en Ian , un modelo para la de la

revistas.um.es/sh/article/view

São as mais estranhas que já vi. Ninguém fala sobre. Não há hashtags. O trabalho parece ocorrer de forma bem mais subterrânea, em bolhas como as do .

Nas de , diz que se eleita fará diversos investientos, e então diz que os investimentos serão do setor privado porque ela é liberal.

É incrível, ela diz que vai investir e não vai investir na mesma tacada. Mas enfim, sendo de , não é exatamente a verdade o que está em jogo.

Povo do sul é o mais engraçado do Brasil. Se acham europeus para se diferenciarem do restante. Aí vão à Europa e aos EUA e são chamados de latinos 💩👍🐵🦧😺😴👍🤡

# Comentarista da Jovem Pan cita mortes de adolescentes para desencorajar imunização, mas dois deles nem sequer haviam sido vacinados

Em vídeo visto 1 milhão de vezes, Cristina Graeml reproduz casos tirados de contexto nas redes sociais e também desinforma ao falar falsidades sobre bula da Pfizer

estadao.com.br/estadao-verific

# Empresário investigado por fake news sobre vacinas doou R$ 50 mil à campanha de Cristina Graeml

Otávio Fakhoury doou R$ 50 mil à candidata e financiou extremistas de direita em São Paulo

plural.jor.br/noticias/poder/e

Estava conversando com alunos que trabalham em áreas afins às questões de saúde, sobre como hoje em dia as pessoas aderem ingenuamente às gramáticas das redes sociais e isso também diz respeito ao tipo de clientes que eles encontram, com questões de saúde física e mental relativas a ansiedade, aparência, distorções de autoimagem, de relacionamento com os outros, de autoestima e aceitação, tudo devido às políticas de engajamento.

No que me responderam que a injunção ao engajamento é coisa que eles recebem como positivo até em outras matérias.

Ficou aquele ar de que eu estaria contradizendo outras pessoas, e mais ainda, remando contra a maré. Mas a questão é sempre mais profunda, e diz respeito às pessoas não serem simplesmente levadas como dejetos no curso da vida, mas terem a chance de tomar conhecimento, estudar, saber a respeito desse decurso, para terem a chance de mudá-lo.

Pois as , as de , não são uma fatalidade, e sim empreendimentos muito bem localizados e desenvolvendo certas estratégias, especialmente focadas no governo da conduta das pessoas.

Pessoas como , , , e tantos outros já o disseram.

Tomo o exemplo de Thoreau, durante a escravidão nos EUA: se um único proprietário de escravos liberta os seus, isso concorre para que os EUA inteiros sejam livres. Se um só de nós nos libertamos dessa injunção ao engajamento, isso concorre para que todos o sejam.

Marcio LM boosted

"Mentir constantemente no tiene como objetivo hacer que la gente crea una mentira, sino garantizar que nadie crea en nada. Un pueblo que ya no distingue entre la verdad y la mentira no puede distinguir entre el bien y el mal: un pueblo privado del poder de pensar." ~ Hannah Arendt (1906-1975). #Filosofía

Show older
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.