Duas perguntas:
1) por que a invasão e controle da #Venezuela não é chamado de golpe?
2) o que tem acontecido na Venezuela?
São efeitos curiosos do que Giuliano da Empoli chama de "Internacional Nacionalista" (na esteira da "Internacional Fascista de #HannahArendt). O vínculo único que une #Bolsonaro, #Trump, #Zelenski, #Orban, #LePen e tantos outros é a reatividade, mas há um só mundo e tanta reatividade não sobrevive sem bater contra as outras.
Para onde foram as mobilizações pela educação pública? - Le Monde Diplomatique
" O Brasil está entre as dez maiores populações em idade escolar do mundo.[1] Isso ativa o interesse de várias empresas do ramo. Ou seja, o baixo investimento em educação é parte do sistema. Em 2014, por exemplo, “o Brasil gastou cerca de R$ 495 por mês por aluno da educação básica. Esses números estão claramente inflados, mas ainda assim representam menos da metade da mensalidade de uma escola privada considerada de qualidade, correspondendo a cerca de 10% da mensalidade de uma escola de elite”.[2] O objetivo do sistema é ampliar o mercado, não atender aos interesses da população."
https://diplomatique.org.br/para-onde-foram-as-mobilizacoes-pela-educacao-publica/
A #RPC, ligada no PR à #GazetadoPovo, exibiria hoje uma reportagem sobre as #internaçõescompulsórias de #saúdemental em #Curitiba: pessoas em situação de vulnerabilidade sendo internadas contra a vontade pelo prefeito de Curitiba, sob o pretexto de "limpar as ruas".
O tom, no anúncio, era de que as internações compulsórias são boas porque muitas pessoas estavam tão degradadas que não haveria outra opção.
O tom é inteiramente de #exclusão e #medicalização, dois velhos temas mais do que comprovadamente ineficazes e criticados em saúde mental.
O jornal rodou, rodou e, ao fim, o âncora anunciou que a reportagem não viria ao ar hoje, pois seria "reedit..., quer dizer, exibida, apenas amanhã" (sic.)
Das diferenças entre o #sul e as outras regiões, uma das principais é que a lorota do "somos europeus" impede ao sulista de fazer autocrítica. Esta é sempre mais fácil nas outras regiões.
Das diferenças entre o #sul e as outras regiões, uma das principais é que a lorota do "somos europeus" impede ao sulista de fazer autocrítica. Esta é sempre mais fácil nas outras regiões.
Prêmio #Nobel da Paz, #MariaCorina Machado convoca os #EUA para invadirem #Cuba e #Nicaragua.
O jornal virou um programa inteiro sobre #Trump.
É a vitória da estratégia mais tosca da ultradireita: manter-se sempre na pauta entre verdades e mentiras.
Os "americanos" "libertam" o #Irã, então está perdoado conquistarem a #Venezuela e a #Groelandia.
Quando #Lula estava preso, havia amplas estratégias para o calar e acabar com sua memória.
Depois do impeachment de #Dilma, houve o mesmo para apagá-la dos noticiários.
É exatamente o contráriodo que ocorre em #Bolsonaro. Ele sabe que deve dominar a pauta e sua prisão deve ser uma notícia diária.
Engraçado que só a imprensa não sabe.
Publiquei nos últimos tempos as 5 seguintes traduções nas áreas de História da #Psicologia, Psicologia do #Trabalho, #Ética e Ética da #Tecnologia. São elas:
A Psicologia e o Mercado, texto fundador da Psicologia Industrial, de Hugo Munsterberg (1909): https://zenodo.org/records/18133723
Dúvidas sobre a #Filosofia dos Valores (1939), texto de Émile Bréhier importante à época: https://zenodo.org/records/18133855
Por que é hora de colocar a ética e a humanidade no centro da educação em #engenharia, por Milad Haghani, Stephan Winter e Abbas Rajabifard (texto de introdução à ética nas tecnicas): https://philpapers.org/rec/HAGPQW
O fim do mundo antigo, por Émile #Bréhier (1929), sobre o fim da ética antiga e #Plotino: https://philpapers.org/rec/BRHOFD
O sábio antigo e o século de #Platão (1929), por Émile Bréhier, sobre a ética da #Grécia clássica:
https://philpapers.org/rec/BRHOSA
O que mais impressiona na imprensa é não a ver vacinada das estratégias de informação da extrema-direita, aquelas de dominar a pauta e alternar ações concretas com boatos e bravatas.
Discutindo sobre a #Groenlandia, pode até ser verdade que #Trump a queira em algum momento. Mas o papel concreto de lançar bravatas contra a Groenlandia, agora, é o de dividir a atenção quanto à ilegitimidade do que se faz na #Venezuela.
O que sempre se omite é que #Trump, como a #ultradireita, não tem qualquer projeto positivo para seu país. Pois a única coisa positiva é a reatividade: ser contra #Biden, "a #esquerda", "o #comunismo" e outros espantalhos criados.
Questões como #Venezuela, #Cuba, #Groelandia etc. não são projetos de governo. São bravatas que acabaram retroativamente colando.
Claro que algumas acabam colando bem, pois se encontram com velhos temas norte-americanos como a doutrina Monroe. O essencial, entretanto, é que se trata de um encontro de temas sob tentativa e erro e não um projeto prévio.
Pois Trump é um governo-zumbi, apenas se alimenta de cérebros. É um navio-fantasma, alimenta-se dos infelizes que o encontram.
Uma das piores coisas sobre #Trump invadindo a #Venezuela é a perda do senso comum. Há realmente tanta gente acreditando que Trump é bom e está nada disposta a discutir.
#Trump agora ameaça invadir #Cuba
https://pt.euronews.com/2026/01/04/trump-tambem-vamos-ter-de-falar-sobre-cuba
"Call me Ishmael."
Readers dive into New Bedford Whaling Museum's 30th 'Moby-Dick' marathon
by Andrea Shea
https://www.wbur.org/news/2026/01/01/new-bedford-whaling-museum-moby-dick-marathon
Moby-Dick at PG:
https://www.gutenberg.org/ebooks/2701
Interesses: História da #Filosofia, História das #CiênciasHumanas, História da #Psicologia, Michel #Foucault. Também por #arte, #natureza e #fotografia.
Posto: o que vejo diante dos olhos, nessa curta vida. Compartilho links e coisas que me interessam, interajo, guardo informações, cito trechos, conjecturo, separo coisas para ler...
tootfinder