Publiquei nos últimos tempos as 5 seguintes traduções nas áreas de História da #Psicologia, Psicologia do #Trabalho, #Ética e Ética da #Tecnologia. São elas:
A Psicologia e o Mercado, texto fundador da Psicologia Industrial, de Hugo Munsterberg (1909): https://zenodo.org/records/18133723
Dúvidas sobre a #Filosofia dos Valores (1939), texto de Émile Bréhier importante à época: https://zenodo.org/records/18133855
Por que é hora de colocar a ética e a humanidade no centro da educação em #engenharia, por Milad Haghani, Stephan Winter e Abbas Rajabifard (texto de introdução à ética nas tecnicas): https://philpapers.org/rec/HAGPQW
O fim do mundo antigo, por Émile #Bréhier (1929), sobre o fim da ética antiga e #Plotino: https://philpapers.org/rec/BRHOFD
O sábio antigo e o século de #Platão (1929), por Émile Bréhier, sobre a ética da #Grécia clássica:
https://philpapers.org/rec/BRHOSA
O que mais impressiona na imprensa é não a ver vacinada das estratégias de informação da extrema-direita, aquelas de dominar a pauta e alternar ações concretas com boatos e bravatas.
Discutindo sobre a #Groenlandia, pode até ser verdade que #Trump a queira em algum momento. Mas o papel concreto de lançar bravatas contra a Groenlandia, agora, é o de dividir a atenção quanto à ilegitimidade do que se faz na #Venezuela.
O que sempre se omite é que #Trump, como a #ultradireita, não tem qualquer projeto positivo para seu país. Pois a única coisa positiva é a reatividade: ser contra #Biden, "a #esquerda", "o #comunismo" e outros espantalhos criados.
Questões como #Venezuela, #Cuba, #Groelandia etc. não são projetos de governo. São bravatas que acabaram retroativamente colando.
Claro que algumas acabam colando bem, pois se encontram com velhos temas norte-americanos como a doutrina Monroe. O essencial, entretanto, é que se trata de um encontro de temas sob tentativa e erro e não um projeto prévio.
Pois Trump é um governo-zumbi, apenas se alimenta de cérebros. É um navio-fantasma, alimenta-se dos infelizes que o encontram.
Interesses: História da #Filosofia, História das #CiênciasHumanas, História da #Psicologia, Michel #Foucault. Também por #arte, #natureza e #fotografia.
Posto: o que vejo diante dos olhos, nessa curta vida. Compartilho links e coisas que me interessam, interajo, guardo informações, cito trechos, conjecturo, separo coisas para ler...
tootfinder