Show newer

Boina, camiseta do e debaixo do braço, vivendo de aposentadoria do malvadão e pedindo Estado mínimo: suco de . (E a propósito, um vereador do PL da cidade baixou projeto para exigir exame toxicológico dos professores: quando o exigirão dos vereadores?)

A e a - aplicativos ensinam a escrever seu artigo burlando detecção de plágio

Miotto, M. & Daflon, Alessandra (eds.) (2024). Corpo, vida e biopolítica: encontros extensionistas em torno de Michel Foucault. Cachoeirinha: Editora Fi.

editorafi.org/ebook/b17-corpo-

philpapers.org/rec/MIOCVE

## Sinopse:

O livro que o leitor tem em mãos é resultado do I e II Encontro de Estudos sobre Michel , eventos nacionais ocorridos em 2020-2021 e organizados pelo projeto de extensão da UFF – IHS – RPS intitulado “Introdução ao pensamento de Michel Foucault – Grupo de Estudos Jaguar do Fucô”, coordenado por Alessandra Daflon e Marcio Miotto. Os temas dos dois eventos foram “História da e ” e “Corpo e Vida em Foucault”. Os capítulos aqui reunidos desdobram as temáticas do “corpo”, da “vida” e da “biopolítica” em assuntos que percorrem a das ciências da vida, a foucaultiana das ciências empíricas, a crítica de Foucault à , a questão da e da em torno da mulher e das , os dispositivos de segurança e biopolíticos envolvendo a noção de população, as relações entre e , o problema do governo de si e dos outros e as novas publicações atribuídas a Foucault desde a recente publicação de As Confissões da Carne. As contribuições – de Gustavo Caponi (UFSC), José Ternes (UFG), Pedro Cattapan (UFF), Sandra Caponi (UFSC), Regiane Collares (UFCA), Fabio Gesueli (UNICAMP) e Malcom Rodrigues (UEFS/UFBA) contribuem com diversas discussões em torno de Foucault. Elas fomentaram verdadeiros diálogos extensionistas a partir dos estudantes de graduação da UFF. O livro é dedicado a Roberto Machado e Heliana Conde, entusiastas do evento e do grupo de extensão.

## Capítulos:

Gustavo A. Caponi - Da vida como causa à vida como efeito: do vitalismo de Xavier ao determinismo experimental de Claude

José Ternes - Conhecimento e vida

Pedro Cattapan - As críticas foucaultianas da hipótese repressiva e do tema da lei na psicanálise

Sandra Caponi - Gênero e psiquiatria: os estigmas das loucuras femininas

Regiane Lorenzetti Collares - Vidas desejantes e vidas indesejáveis em Foucault

Fábio Gonzaga Gesueli - e o diabo do corpo: uma leitura da libidinização do em As Confissões da Carne

Malcom Guimarães Rodrigues - Foucault, a genealogia da vontade e o problema da

conseguiu o que poucos conseguem: ele circula nas de como inovador e visionário, a ponto de divulgarem inúmeras sobre suas "invenções" (ou compras).

Nesta, anunciam que ele está inventando um propulsor a velocidade da luz.

O importante nem é a realidade (ou mentira) do fato, mas sim o quanto Musk se torna visível e recebe valor agregado com isso.

# Figures du Fou, du Moyen-Âge aux Romantiques, Musée du Louvre

Cette exposition ambitieuse et stimulante entend aborder la figure typiquement médiévale du fou à travers ses représentations. Elle rassemblera au sein d’un parcours chronologique et thématique plus de 300 œuvres : sculptures, objets d'art (ivoires, coffrets, petits bronzes), médailles, enluminures, dessins, gravures, peintures sur panneau, tapisseries.

louvre.fr/expositions-et-evene

"Se suicida Gilles Deleuze, el gran filosofo heterodoxo" (periodico espanol sobre la muerte de en 1995)

Show older
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.