Tive a alegria de contribuir para o catálogo da exposição Inservíveis, realizada no Museu de Arte da UFPR no ano passado, que foi recentemente publicado no repositório institucional da universidade: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/87056
Escrevi sobre "Receta para rendir la fruta", de Wiki Pirela, que está disponível no canal de Youtube da artista: https://www.youtube.com/watch?v=mL1nhWbqkms
Meu texto se intitula, talvez de modo um pouco óbvio, "Especular a fruta", e tento falar mais da casa extranha que Wiki Pirela nos apresenta.
O catálogo tem muito mais e é muito bonito. Quero agradecer pelo convite a Ronaldo Corrêa e Yasmin Fabris, responsáveis pela coordenação da exposição e do excelente processo que conduziu ao catálogo. Acessem em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/87056
Pensando um pouquinho alto por aqui: o projeto de Foucault nos volumes II, III e IV de História da Sexualidade é surpreendente, e é absolutamente incrível como tenha permanecido um projeto inacabado (o vol. IV foi uma espécie de compilação póstuma publicada em 2018).
Há um jogo bastante complexo e que não obedece uma unidade temporal no modo de Foucault escrever e nem quando escreveu os três textos. Mas noves-fora, é incrível como os três livros são articulados e precisariam ser lidos juntos, sob um trabalho bem árduo. Pois tudo o que se escreve num dos livros subentende os outros, e é difícil tirar conclusões maiores sem ler os três.
O resultado... é incrível. Compreende-se, dentre outras coisas, como Foucault seja tão pouco lido. Mas superadas as dificuldades, ele está simplesmente descrevendo todos os fundamentos do que hoje em dia se chamaria de "estudos de gênero".
Belo link com inúmeros dialogos de #Platao e textos afins #filosofia
Não escutarei isso sozinho
A cada turma que recebo para lecionar, impressiona mais a força das redes sociais. São plataformas que formam a mentalidade, a existéncia, o modo de ser no mundo das pessoas.
Há alguns anos Humberto Gessinger dizia que "a juventude é uma banda numa propaganda de refrigerante". Mas tinha jeito de ser ou não ser.
Hoje, não: é inevitável ser como as redes sociais formaram, está na "arquitetura" do pensamento.
O sentido profundo da maiêutica socrática (Pierre Hadot)
Solução para o aquecimento: plantar, plantar e plantar.
As áreas da administração e do management são engraçadas: elas querem dar um ar de objetividade e dinamismo ao que fazem, e desde Taylor gostam de falar em "administração científica". Mas olhando mais de perto, não passam de um tatear no escuro estratégias ruins, feitas de tentativa e erro, desculpadas pelos gestores e recheadas de assédio moral.
Interesses: História da #Filosofia, História das #CiênciasHumanas, História da #Psicologia, Michel #Foucault. Também por #arte, #natureza e #fotografia.
Posto: o que vejo diante dos olhos, nessa curta vida. Compartilho links e coisas que me interessam, interajo, guardo informações, cito trechos, conjecturo, separo coisas para ler...
tootfinder