Show newer

# Etica e Cidadania, Uma Visao Sobre Ciencia, Tecnologia e Sociedade nos Cursos de Engenharia

Tatiana Comiotto Menestrina, Susana Claudino Barbosa, Fabricio Gabriel Mota3

Este artigo aborda uma analise a respeito das questoes eticas que envolvem os Engenheiros, assim como relação de Ciencia, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a mesma na formaçao deste profissional. A finalidade é de fornecer subsidios para o aperfeiçoamento do Superior como lugar de profissionalizaçao, comprometido com a construçao de conhecimentos socialmente significativos. Este trabalho destina-se a
todos aqueles que se preocupam com temáticas cientıficas e tecnologicas direcionadas para o atendimento as demandas sociais e para todos responsaveis pela elaboraçao e implementaçao de políticas e diretrizes institucionais voltadas aos cursos de graduaçao em Engenharia. Realizou-se uma pesquisa bibliografica e a metodologia atraves de artigos, teses, dissertaçoes e legislaçao vigente. Percebeu-se, que é essencial colocar em pratica as questoes eticas relacionadas a e que seria interessante o desenvolvimento pesquisas a verificaçao da forma que estas ações estão realmente sendo realizada pelos Engenheiros e academicos de .

revistas.ufg.br/ijaeedu/articl

# Ciência-Tecnologia-Sociedade: um compromisso ético

João Praia, António Cachapuz

O artigo pretende fazer uma reflexão em torno do que designamos "um novo olhar sobre a ", evidenciando exigências das sociedades contemporâneas que se destacam pelos seus desenvolvimentos científico-tecnológicos nas suas dimensões humana, social, cultural e económica. Procura-se romper com a separação artificial entre ciência e , assim como com o fosso entre estas duas culturas. Fala-se sobre a trilogia como um compromisso ético, que obriga a uma intervenção social, marcada por um saber que prepara para uma cidadania responsável e para a tomada de decisões. A não termos em conta tal compromisso a Ciência pode tornar-se vítima do seu próprio desenvolvimento. Abordamos três posicionamentos historicamente dominantes sobre a Ciência/Tecnologia, incluindo a posição da Declaração da Conferência Mundial sobre a Ciência para o séc. XXI: um novo compromisso (UNESCO).

scielo.org.ar/scielo.php?scrip

Jamais havia lido Hans Jonas, e ler *Princípio Responsabilidade* em meio a esses no é uma experiência chocante, surreal e **necessária**

Não consigo parar de pensar que há tantos países melhores que o Brasil porque lá as pessoas não perdem tanto tempo vital com pilantrinhas que lhes sugam o sangue, com burocratas que lhes roubam a alma, com extorsões tantas e de tantos tipos.

Imagem do Brasil é o ônibus com ar condicionado: o motorista abre a janelinha dele e todo o resto passa calor.

“Every man should pull a boat over a mountain once in his life.”

Werner Herzog

But just once, huh?

Professores são estudantes que quiseram continuar estudantes.

Marcio LM boosted

Ibn Battuta andou e não foi pouco.

youtube.com/watch?v=HA-etIpybz

geocracia.com/a-saga-de-ibn-ba

“Parti sozinho, não tendo nenhum companheiro de viagem em cuja companhia eu pudesse encontrar ânimo, nem caravana de cujo grupo eu pudesse me juntar, mas influenciado por um impulso dominante dentro de mim e um desejo há muito acalentado em meu peito para visitar esses santuários ilustres”

# Cantores sertanejos da ultradireita recebem mais dinheiro público que a Lei Rouanet

*Os dados sobre os cachês estão abertos no Portal Nacional de Contratações Públicas. A grana supera o total do que foi autorizado para captação (junto a empresas privadas) pela da Lei Rouanet no mesmo período — R$ 61,7 milhões*

iclnoticias.com.br/gusttavo-li

Lendo o *Princípio Responsabilidade* de Hans Jonas em plenas e no .

O livro foi publicado nos anos 1970. A náusea é atual!

Às vezes trabalhar num café é tão surreal que é preciso usar um fone de ouvido e aumentar o volume para não transparecer a reação às conversas.

# Bento Prado Jr.: Da Maria Antonia ao Prédio do meio.

Debora Morato (UFSCAR), Paulo Arantes (USP), Marilena Chaui (USP)

youtube.com/live/Uz-yCrkfEco?s

Visão aérea no : tudo esfumaçado. Jamais vi algo assim. Você percorre milhares de quilômetros e, lá embaixo, aquele céu desbotado e o nariz seco; lá em cima, a dimensão da fumaça.
E dizer que tudo isso tem papel ativo do homem, até mesmo orquestrado.
Quanto ao povo, ele vive aquela mistura estranha: o corpo sente e a mente nega. Especialmente quando tem a ver com seu apoio ao bolsonarismo e a todo o negacionismo dos últimos anos.

" O homem não ê nem santo nem besta, e toda vez que ele tenta bancar o santo ele banca a besta"

Pascal

Se eu fosse mutante queria ser o Magneto: eu dava curto-circuito no celular de todo mundo sem fone de ouvido.

Uma das coisas mais preocupantes desses e é notar que as pessoas não parecem se importar. É mais provável ver um papo cotidiano sobre do que sobre isso.

Será herança da ? As pessoas aprenderam lá, muito devido ao , a fazer pouco da própria vida.

# A areté na aristocracia homérica

Alexandre Rosa

Na literatura grega antiga, encontramos uma quantidade significativa de vocábulos que representa não só um modo de pensar, mas também uma maneira de agir propriamente helênica. No que tange a esse assunto, o termo areté se destaca por sua acepção não permanecer a mesma, mas assumir matizes vários, dependendo da época ou do autor em questão. Por essa razão, delimitamos nosso trabalho, objetivando mostrar o sentido de areté no contexto da sociedade aristocrática retratada nos Poemas Homéricos, um valor basilar entre os guerreiros, que os faz praticar atos honrosos e ações gloriosas.

revistas.ufrj.br/index.php/cal

Show older
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.