Show newer

@nandavereda@ayom.media muito bom, esse e o ponto.

Uma vantagem que o qoto.org tem é uma opção de retweet que permite escrever

@josemurilo acho q não me fiz entender: há muito poucas possibilidades, na internet, de podemos acessar nossos dados daqui a algumas décadas, pois nada garante que eles serão preservados.

As big techs tem alguma necessidade de armazenamento devido às campanhas publicitarias, mas mesmo assim, tb não há garantias de que nossos dados serao apagados.

Por ex: já fui moderador de listas de discussao do Yahoo com maiis de mil usuários. Um dia o Yahoo decidiu que nao era mais viável manter o yahoogrupos e anos de arquivos foram simplesmente apagados. É a historia da internet sendo apagada, pois nada garante que possamos deixar marcas (exceto via archive.org e outras medidas)

Nisso, as instancias do fediverso sao ainda mais frageis, exatamente pq sao descentralizadas.

Daí minha questão: será que não haveria instâncias interessadas em perdurar e manter seus dados por longo tempo?

Pois me parece que td o que existe na internet é destinado a ser apagado um dia (salvo o q mencionei sobre o archive.org, empreendimentos como o DOI etc.).

@josemurilo me parece que seriam as instancias atuais: não ha, via de regra, garantia da preservaçao dos dados (como nao ha na maior parte dos sites e blogs).

Nisso, o google e o fb ficariam na dianteira, uma vez que armazenas dados significa armazenas interaçoes.

Mas seria mt bom ver instancias interessadas em manter os dados durante longo tempo (a criterio dos usuarios, claro)

@josemurilo você saberia dizer se há algum servidor no fediverso de "long term", longa duraçao para preservar os dados?

O principal pressuposto do olavismo é o de que a filosofia brasileira, especialmente uspiana, teria reprimido filósofos brasileiros (adivinhem quem) em nome de uma espécie de "modismo francês", que teria certas escolhas e prioritariamente pela esquerda. Daí seria uma tarefa para o olavismo, ao mesmo tempo,

1) acabar institucionalmente com esse povo e
2) trazer de novo à baila os filósofos "reprimidos"

Isso tudo é pura e simplesmente lorota, apoiada em teoria conspiratória e feita para quem não estuda com rigor. Nem a dita "filosofia uspiana" domina o (apesar de ter notável importância), nem ela descarta outros filósofos.

Aliás, o que se vê sempre entre os uspianos é a busca de assuntos menos cobertos em história da . O que não significa não situar ou criticar os filósofos simplesmente ruins.

É aí que o olavismo se perde duas vezes: pois não há nenhuma conspiração, sequer domínio; e se algo sempre falta e faltará ao é o bom e velho rigor.

Sobre a privatização das escolas públicas no e o que Jr. quer fazer: artigo imperdível

# Dados mostram por que e quem quer comprar escolas públicas

Ratinho Júnior apostou alto no processo de terceirizar escolas estaduais. Dados da educação mostram quem vai se interessar pelo negócio

plural.jor.br/noticias/vizinha

Marcio LM boosted

An open source/self hosted and federated Tik-Tok alternative, made by @pixelfed has just successfully tested federation!

loops.video

If you applied to join, expect an invite within the next week! ✨

(We will be open sourcing the mobile app and backend later this summer)

#loops #pixelfed #tiktok

Marcio LM boosted

🚨 Sea ice across the Hudson Bay (Canada) is observing a historic spring with record early losses of #Arctic sea ice...

Each line represents one year from 1979 (purple) to 2023 (white). 2024 is in red. Data from the NSIDC using the passive microwave satellite record.

Jean-Maurice Lahy: O que é uma aptidão profissional? (1922)

"A ideia de proceder à orientação profissional da juventude venceu atualmente todas as resistências. Concorda-se com a necessidade de não mais deixar ao acaso a escolha da profissão, e pelo contrário substituí-lo pela determinação racional das carreiras para onde se devem encaminhar os adolescentes."

LAHY, Jean-Maurice. O que é uma aptidão profissional? Laboreal, v. 13, n. 1, 2017. Disponível em: <journals.openedition.org/labor>.

Régine Plas écrit sur les débuts de la psychologie appliquée en France: Ribot, Binet, Édouard Toulouse, Lahy etc..

PLAS, Régine. Les débuts de la psychologie appliquée en France. Revista de Historia de la Psicología, n. 28, p. 137, 2007. Disponível em: <cnrs.hal.science/hal-03477040>.

Marcio LM boosted

Nathan Schlanger, L'Invention de la technologie: Une histoire intellectuelle avec André Leroi-Gourhan - PUF, January 2023
puf.com/linvention-de-la-techn

According to this interview, an English translation is forthcoming
jhiblog.org/2024/06/03/the-con

@andrewbriscoe outstanding views!

Do you have wifi during all of your journey?

Sobre Georges Friedmann, inventor da sociologia do trabalho.

TEIGER, Catherine. A aliança Teoria / Prática na obra do sociólogo do trabalho Georges Friedmann (1922-1977). Laboreal, v. 11, n. 2, 2015. Disponível em: <journals.openedition.org/labor>. Acesso em: 7 jun. 2024.

Sur Jean-Maurice Lahy, sa biographie et la psychotechnique française.

TURBIAUX, Marcel. J. M. Lahy (1872-1943) essai de bio-bibliographie. Bulletin de psychologie, v. 36, n. 362, p. 969–985, 1983. Disponível em: <persee.fr/doc/bupsy_0007-4403_>. Acesso em: 7 jun. 2024.

Vamos ocupar as redes sociais na sexta-feira (7) para reivindicar mais recursos para a educação federal. Participe do twitaço a partir das 10h e contribua com a luta.

A atividade é construída pelo ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe.

Publique no X (ex-Twitter) frases com a hashtag usando o intervalo de dois minutos entre as mensagens.

Curta, comente e reposte as mensagens da hashtag .

Show older
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.