Show newer

Professor é uma profissão extremamente estressante.

Há pressão de todos os lados. Há as leis e as normativas, e o fato de que a estrutura do trabalho não corresponde às leis e normativas. Dejours diria: todo trabalho tem a distância entre o prescrito e o real. Mas se você é professor, isso tem camadas outras e específicas.

E então, no campo do real, há a estrutura. Com frequencia ela é aquém do mínimo do mínimo, e há lugares onde ela está muito longe disso.

Além disso, há as relações com os colegas, também específicas na profissão. Há as desavenças políticas em âmbito global e local. Globalmente, sempre há os colegas que trabalham contra os próprios interesses, e em âmbito local há as pequenas políticas, as negociatas possíveis de corredor, os eventuais jogos de privilégio etc..

E há os alunos. Todas as pedagogias modernas dizem que as salas deveriam conter poucos alunos, mas é o contrário que se vê. E trabalhar com gente, não importa a idade, é naturalmente estressante. Quanto mais em função de mais gente.

Há a política fascista dizendo que professores são doutrinadores e pregadores de mamadeira de piroca. Há a pressão das plataformas online, a confusão generalizada de que o remoto corresponderia ao presencial e normal.

Há tanta coisa que, bem, a última cereja é de quem ainda vem dizer que ser professor é uma "missão" e não uma profissão.

> "A visão de mundo mais perigosa é a visão de mundo daqueles que nunca viram o mundo"

Só sei que foi assim é um , escrito por Octavio Santiago, muito necessário. Ele relata a história e os temas do contra o do .

Mesmo com todas as transformações do país nos últimos 25 anos, muitos brasileiros cultivam contra o nordeste estereótipos desatualizados ou simplesmente fantasiosos.

Whats happening with @QOTO ? There is not markdown stuff anymore

@tiagojferreira e ao invés do governo criar empresas estratégicas de ti, privatiza td

@DeBMC eu tava estudando René Leriche e sua Filosofia da Cirurgia, de 1951.

É incrível como as polêmicas que ele via no horizonte são exatamente as nossas.

@helenfernanda @lffontenelle Dia desses ele tomou um sacode jurídico do Comparato.

@helenfernanda @lffontenelle eu sinto medo, pois dentre outras, o dito cujo é cotado para ser governador inclusive

Show older
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.