Show newer

@QOTO the markdown formating is not working. Is there any issue?

O qoto.org é muito bom, permite uma serie de notações acadêmicas e matemáticas e se foca em ser uma instância acadêmica **seriamente**.

Olha as regras aqui: qoto.org/about/more

Falou em , , , a dica é quente: trata-se num demagogo em quem você não deve votar.

Isso sem contar que o slogan "Deus, Pátria, Familia" vem do Integralismo brasileiro e, por meio dele, do nazi-fascismo.

A moderna é representativa, e isso significa que as pessoas votam em partidos políticos que deveriam ter propostas. O culto a pessoas é pré-moderno, diz respeito ao velho soberano, não ao democrata moderno.

Se alguém se apresenta sem partido, só com base na própria pessoa, ou compensa a ausência de propostas com esses chavões que só exprimem preconceitos, você já sabe: **ele não merece seu voto**.

O qoto.org ficou fora do ar varios dias, não consegui acompanhar nada, gente.

Mas amanhã, votem contra todos os fascistas.

> O silêncio é um grande auxílio aos que, como eu, buscam a Verdade. Na atitude silenciosa a alma encontra seu caminho sob uma luz mais clara, e o que é falso e ilusório transforma-se em cristalina claridade. Nossa vida é uma longa e árdua busca da Verdade, e a alma necessita de um repouso interior para elevar-se em total plenitude.

Gandhi, Truth is God, 1959, p. 53

Vendo o , um candidato abertamente tenta encurralar o outro dizendo que ele se alia a Lula, a socialistas e a comunistas.

Como se isso fosse encurralar alguém... mas está bem claro, sobretudo, o tom fascista, que deveria ser proibido.

# Indução e filosofia da ciência

Stephen Law

O filósofo do século XVIII David argumentou que apesar de supormos que aquilo que observámos até hoje confirma as nossas teorias científicas, tais observações não fornecem de facto qualquer confirmação. Se Hume tiver razão, todas as teorias, quer a teoria de que a Terra gira em torno do Sol, quer a teoria de que o núcleo da Terra é feito de queijo, são igualmente racionais. O problema que Hume levanta é conhecido como o “problema da indução”. Trata-se de um problema que numerosos pensadores na filosofia tentaram enfrentar.

criticanarede.com/fildaciencia

Uma das coisas que mais chamam a atenção no sul do Brasil é sua falta de personalidade e seu modo de viver totalmente (segundo eles) "diferenciado". Eles realmente se acham diferentes do resto do Brasil.

É chegar numa cidade e ver os *slogans* dos governos, começando pelo universal "aqui se trabalha" (adivinhe onde é que "não se trabalha"?)

Aí você passa por aquele mundaréu de gente com camisetas de *heavy metal*, proporção quase igual à de roupas de banho nas ruas de Copacabana. Não é pegadinha do Silvio Santos: a proporção de gente assim convida a vestir-se de branco (até porque o sul está acabando com suas matas e o calor está insuportável).

Você anda de carro e só toca Rock. Quando não, é aquele sertanejo universitário que toca às 4 da manhã quando alguém pendurado na latrina lembra que tem ouvidos.

O rock daria muitas histórias à parte, pois afinal, o rock é gringo. As cenas são hilárias quando os gringos comentam "nossa, aqui só se escuta músicas de décadas atrás".

Mas isso ainda não fere o orgulho do sulista, quer ele seja um catarinense se achando "nórdico" ou qualquer outro da "melhor capital", da "educação da Finlândia" ou de alguma Nova-[cidade européia]. Nem causa espanto (poderia até render muita coisa interessante) quando o gringo nota que alguns ritmos daqui sequer existem mais lá.

Talvez seria pior ao ver qualquer gringo de país liberal falando coisas - como seguridade social, saúde e suporte ao desemprego - que por aqui seriam chamadas de comunistas.

Mas o sulista não se importa. Até pareceria que não é brasileiro, embora não se saiba bem o que seja. Afinal, ele também lota as filas para tirar o passaporte.

Dentro de tanta bola fora, há uma que parece afetar o sulista mais nitidamente. Mas isso ocorre bem rápido. Trata-se daquelas ocasiões em que ele enche o peito para falar de sua descendência européia, mas o gringo antecipa ou constata dizendo "ah, entendi, **você é latino**".

O sorriso amarela, a espinha congela, mas é só por um momento. E segue o sulista com suas fantasias européias.

Camisa de heavy metal no sul é a maior coisa sem graça: parece uniforme escolar.

Marcio LM boosted

"#Amazon, #Meta, and #Tesla have earned the rather dubious honor of being named some of the worst corporate underminers of democracy by the world's largest trade union federation.

The International Trade Union Confederation (ITUC) published a list of 7 companies it said were #emblematic of the ways large corporations have begun tossing their weight around to influence global affairs.

"…protects and expands [their] own profits by #undermining #democracy."

theregister.com/2024/09/23/ama

Marcio LM boosted

A única coisa que dá pra entender desses vídeos curtinhos de "reels" é que são uma fábrica de ansiedade sustentada por reforço intermitente.

# Descartes e a Técnica

Georges

A atividade técnica é um simples prolongamento do conhecimento objetivo, como tornou-se comum pensá-la a partir da filosofia positivista, ou é ela a expressão de um "poder" proginal, fundamentalmente criador e para o qual a ciência elaboraria, algumas vezes posteriormente um programa de desenvolvimento ou um código de precauções? A cartesiana parece ter abordado frontalmente este importante problema e ter considerado, mais do que se crê normalmente, a relação da teoria e da prática de uma maneira ampla e nuançada. Tem-se o direito, portanto, de pensar que a reflexão sobre a significação da é central no sistema cartesiano.


doi.org/10.1590/S0101-31731982

# O MECANISMO E AS BASES INTELECTUAIS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA

Luiz Carlos Soares

Neste artigo, pretende-se relacionar o processo de emergência da
Revolução Industrial inglesa ao desenvolvimento de uma concepção
filosófico-científica Mecanicista, consagrada pela Física Newtoniana
e pela Ilustração no século XVIII, que concebiam a Natureza, o Mundo,
e o Universo a partir de uma ordem mecânica objetiva e exterior ao
Homem. No decorrer do século XX, a ampla divulgação do
Mecanicismo possibilitou que essa concepção se tornasse uma das
poderosas alavancas intelectuais da grande transformação técnicoprodutiva
e social que se verificou na Inglaterra a partir dos anos
1780 a Revolução Industrial.

dx.doi.org/10.5380/re.v27i0.19

Show older
Qoto Mastodon

QOTO: Question Others to Teach Ourselves
An inclusive, Academic Freedom, instance
All cultures welcome.
Hate speech and harassment strictly forbidden.